sexta-feira, 16 de outubro de 2015

AvaSUS


Plataforma AVASUS beneficiará mais de 3,5 milhões de profissionais e estudantes da área da saúde.

O Ministério da Saúde lançou nesta quarta-feira (14) a Plataforma AvaSUS – Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS. A plataforma é um espaço virtual de aprendizagem desenvolvido para profissionais e alunos da área da saúde com o objetivo de qualificar a formação, a gestão e a assistência no SUS. A iniciativa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) beneficiará cerca de 3,5 milhões profissionais e alunos da área da saúde.

“A educação permanente só acontece se houver mobilização dos trabalhadores e gestores no âmbito local. A plataforma é muito importante para o ministério da saúde apoiar os estados e municípios na Educação Permanente combinando três pontos. O primeiro é que o AVA-SUS tem a plasticidade necessária para que trabalhadores e gestores de diferentes serviços aprendam, ensinem e troquem experiências. Segundo por disponibilizar  extenso acervo  produzido  pelas Universidades e UNASUS nos vários processos de especialização e formação que o ministério tem financiado nos últimos anos e terceiro de otimizar recursos  ao oferecer uma plataforma que não precisa ser custeada por cada município ou estado”, explica o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Hêider Pinto.

Os módulos educacionais disponíveis no AvaSUS são compostos por diversas mídias (textos, áudios, vídeos) que abordam temas clínicos e de organização do processo de trabalho elaborados por instituições de ensino da Universidade Aberta do SUS (UnaSUS). Para o representante da União Nacional dos Estudantes (UNE), Rafael Nunes do Nascimento, “é muito importante ter espaços como esse. A educação permanente na saúde precisa ser mantida e ampliada. Essa plataforma é mais um mecanismo para que possamos fortalecer o nosso SUS”.

Na ferramenta os profissionais e alunos da área da saúde receberão certificado de curso livre para cada módulo educacional concluído. Além do certificado por módulo, poderão receber a certificação de aperfeiçoamento, a medida que concluam um mínimo de 180 horas de realização de módulos educacionais. “O AvaSUS é uma grande plataforma de aprendizagem adequada às necessidades do SUS, que beneficiará cerca de 3,5 milhões profissionais e alunos, garantindo acesso à formação de qualidade para todo o território nacional”, explicou o diretor do Departamento de Gestão da Educação (Deges), Alexandre Medeiros.

A plataforma também permite que profissionais e alunos saúde acompanhem seu próprio processo de aprendizagem, visualizem módulos já concluídos e, futuramente, recebam sugestões de módulos educacionais de acordo com o perfil individual. “O AvaSUS será uma grande ferramenta para o nosso SUS. Uma integração em todo o território, com acesso para nossos profissionais e uma oportunidade de estarmos conectados com todo o país”, destacou a Conselheira Nacional de Saúde, Maria  Arindelita Neves.

EXPANSÃO

Durante o lançamento, o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), Mauro Junqueira, manifestou o desejo de expandir a plataforma para a oferta de processos de educação permanente propostos pela própria gestão municipal. “Acho que é importante fazer uma parceria e pensar também na gestão municipal. O ambiente virtual é muito importante ajuda muito. Poderíamos ampliar a plataforma para todo o sistema de saúde”. Na ocasião, o ministério da saúde, a UFRN e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) firmaram o compromisso de cooperação para que os municípios possam produzir seus próprios processos de educação permanente utilizando o AvaSUS.


Conheça a nova plataforma Avasus em caso de dúvidas na navegação acesse o tutorial.

5 comentários:

Unknown disse...

Me chamo Edmilson e gostaria de saber Como posso me inscrever neste curso? sou ACS aqui na Chapada Diamantina, Palmeiras ba há 17 anos e estamos necessitando muito de capacitação. Gostaríamos muito de participar, já que os serviços de capacitação local não vêm funcionando bem.
obrigado pela iniciativa!

Roberto disse...

Edmilson, que legal ter você prestigiando o nosso blog! O ACS é uma das maiores potencialidades do SUS e sua capacitação e educação permanente são decisivas para que a Atenção primária seja equitativa e resolutiva como sonhamos.
Quanto ao AVASUS, na postagem você encontra o link para o cadastro ( rápido e fácil) https://ufrn.unasus.gov.br/moodle26/
Após o cadastro, o site oferece uma série de módulos formativos.
Um abraço e sucesso no seu trabalho!

moral da história disse...

sou Roseli Fisioterapeuta,como me inscrever nos cursos?

Roberto disse...

Roseli, bom ter você acompanhando o nosso blog! O AVASUS está passando por alguns aperfeiçoamentos mas você pode seguir as orientações que dei ao Edmilson ( ver comentário anterior nesta postagem) para se cadastrar na plataforma e seguir os cursos.Um abraço e sucesso no seu trabalho!

Roberto disse...

Está com dúvidas sobre a navegação do novo Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS? Acesse aqui o tutorial da plataforma e encontre as respostas que procura!
http://mandrillapp.com/track/click/30903557/avasus.ufrn.br?p=eyJzIjoiNE1sNzNCYlB1RndYTE9SOTdNU29lckUxRUlFIiwidiI6MSwicCI6IntcInVcIjozMDkwMzU1NyxcInZcIjoxLFwidXJsXCI6XCJodHRwczpcXFwvXFxcL2F2YXN1cy51ZnJuLmJyXFxcL2xvY2FsXFxcL2F2YXNwbHVnaW5cXFwvdXN1YXJpb1xcXC90dXRvcmlhbC5wZGZcIixcImlkXCI6XCI5ZDhhMDUzMTM1NzI0NzZhYTVjNDgxMmIwNDA0MWYxOFwiLFwidXJsX2lkc1wiOltcImI0OTQwODE2MDQwZDBmZDZjMDQ4YjRjZGEyZDIzNjFhMGJhMzMxNDNcIl19In0