quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Revalida 2015



Provas de revalidação de diploma médico serão aplicadas no domingo


Há 4.280 inscritos para revalidar o diploma obtido no exterior, quase o dobro que no ano passado


Divulgação/EBC Para atuar como médico no Brasil, o estudante formado no exterior precisa revalidar o diploma
Para atuar como médico no Brasil, o estudante formado no exterior precisa revalidar o diploma

 
Um total de 4.280 médicos formados no exterior farão neste domingo (1º)  a prova da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos por Instituições Estrangeiras (Revalida). Esta edição recebeu quase o dobro de inscritos do ano passado. Em 2015, foram 2.157 candidatos.
Os países com o maior número de inscritos são Brasil (2.349), Bolívia (771), Colômbia (248), Cuba (183), Venezuela (142), Peru (133) e Argentina (109).

Quanto à origem do diploma, a Bolívia lidera, com 2.168 inscritos de diferentes nacionalidades. Em seguida, Cuba (877), Colômbia (231), Paraguai (215), Argentina (214) e Venezuela (212).

A prova objetiva será aplicada pela manhã, das 8h às 13h (horário de Brasília). À tarde, das 15h às 18h (horário de Brasília), os participantes farão a prova discursiva.

As provas serão realizadas em Rio Branco (AC), Manaus (AM), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Brasília (DF) e Campo Grande (MS).

Exame

Para atuar como médico no Brasil, o estudante formado no exterior precisa revalidar o diploma. O exame reconhece a autonomia das instituições de educação superior, que podem fazer a adesão ao processo no Ministério da Educação.

O exame é feito em duas etapas. A avaliação escrita (prova objetiva com 110 questões e prova discursiva com cinco questões). A segunda etapa contempla avaliação de habilidades clínicas e está prevista para o mês de dezembro.

São avaliadas as competências e habilidades de cinco grandes áreas de exercício profissional — cirurgia, medicina de família e comunidade, pediatria, ginecologia-obstetrícia e clínica médica.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Inep

Nenhum comentário: