Autoavalia ção para Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica
          O Ministério  da Saúde tem priorizado a execução da gestão pública com base em ações  de monitoramento e avaliação de processos e resultados. São muitos os  esforços empreendidos para a implementação de iniciativas que reconheçam  a qualidade dos serviços de saúde ofertados à sociedade brasileira,  estimulando a ampliação do acesso nos diversos contextos existentes no  País. Este material compõe um conjunto de ações e atividades  desenvolvidas no âmbito do Saúde Mais Perto de Você, no qual se insere o  Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenç&ati  lde;o Básica (PMAQ), como uma das principais estratégias indutoras de  qualidade no Ministério da Saúde. Entre os objetivos do programa,  destacam-se a institucionalização da cultura de avaliação da atenção  básica (AB) no Sistema Único de Saúde (SUS). A garantia da qualidade da  atenção apresenta-se atualmente como um dos principais desafios do SUS.  Essa qualidade deve, necessariamente, compreender os princípios de  integralidade, universalidade, equidade e participação social. Nesse  contexto, o Ministério da Saúde apresenta a ferramenta Autoavaliação  para Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (AMAQ),  reafirmando seu compromisso com os processos de melhoria contínua do  acesso e da qualidade dos serviços da atenção básica em todo o País. 

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