sexta-feira, 26 de maio de 2017

Mental Health



Curso de Especialização em Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde


O período de inscrição de alunos é de 22/05 a 20/06. O resultado será divulgado no dia 10/07 para início das aulas na segunda quinzena de agosto:

Aula inaugural em Curitiba: 14/08; Maringá: 21/08 e em Cascavel 24/08.
O Curso de Especialização em Saúde Mental é voltado para ampliar a capacidade dos profissionais para a Gestão do Cuidado nos territórios.

Alinhado aos princípios da Desinstitucionalização e do Cuidado em Liberdade, o curso representa uma estratégia de gestão por meio da educação permanente, para fomentar processos de cuidado com vistas a ampliar capacidades de promover a saúde mental, prevenir, tratar e reabilitar nos contextos de vida das pessoas. 

A Rede de Atenção à Saúde Mental no Estado do Paraná articula pontos de atenção desde o domicílio, Unidades Básicas de Saúde e seus territórios de abrangência, demais equipamentos e rede intersetorial. O desafio é superar a prática do encaminhamento e fortalecer o trabalho colaborativo entre profissionais e comunidades dos diversos pontos de atenção dos quais os usuários precisam ao longo da vida.

O Curso pretende aproximar o campo da Saúde Coletiva e o campo da Saúde Mental, por meio de análise e reflexão histórica e crítica dos saberes e práticas que fundamentam os processos de cuidado.

Ao final do Curso espera-se que o aluno seja capaz de identificar recursos e necessidades individuais e comunitárias de saúde mental, planejar, implementar e avaliar projetos terapêuticos alinhados aos princípios da Reforma Psiquiátrica.

A Secretaria de Estado da Saúde no Paraná investe recursos próprios para a oferta regular do Curso de Especialização em Saúde Mental. No período letivo de 2015-2016 foram ofertadas duas turmas: em Curitiba e em Londrina. Para o período letivo 2017-2018 estão sendo ofertadas turmas em Curitiba, Maringá e Cascavel.

Para a realização de turmas descentralizadas a Escola de Saúde Pública atua em parceria com as Universidades Estaduais do Paraná por meio de Termo de Cooperação Técnica (nº 03/2015) firmado entre SESA/ESPP/SETI/Universidades que possibilita o uso do espaço físico e acervo bibliográfico pelo corpo discente e docente.
 
Para saber mais sobre o curso, calendário de aulas e processo de seleção, leia o EDITAL.

Edital Clique aqui

Nenhum comentário: