domingo, 28 de maio de 2017

Gestão de resíduos hospitalares


Tereza Parizotto

A pesquisa aborda a experiência de uma metodologia pioneira empregada na atividade de gestão de resíduos do HU





O artigo "O Conflito em um Movimento de Aprendizagem Expansiva: a experiência com o Laboratório de Mudança na gestão de resíduos de um hospital-escola" foi indicado à premiação do VI Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (EnGPR). Foram três artigos indicados e o resultado final será divulgado no dia 30 de maio, durante o evento de premiação. 

De autoria de Maurício Paniza, o artigo é um recorte a dissertação defendida em dezembro de 2016 no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPA) da UEM, que aborda uma pesquisa intervencionista realizada no Hospital Universitário de Maringá, com a metodologia do Laboratório de Mudança, empregado na atividade de gestão de resíduos. 

A implementação deste modelo visa a levar os trabalhadores a pensarem novas formas de organização para as atividades, resultando na possibilidade do movimento denominado de aprendizagem expansiva. Neste recorte do artigo, enfoca-se os conflitos que emergiram durante a experiência do laboratório, relacionados à organização atual da atividade, à divisão hierárquica do trabalho e às possibilidades de mudança em uma organização pública. 

O trabalho foi feito em parceria com o orientador da pesquisa, Professor Marcio Cassandre, pesquisador do PPA-UEM, e com a Professora Carine Senger, do Departamento de Administração da Universidade Estadual do Paraná, câmpus Apucarana. 

A pesquisa ainda teve o acompanhamento do Center for Research on Activity, Development and Learning (CRADLE), da Universidade de Helsinki (Finlândia), onde o Professor Cassandre é pesquisador associado. 

Atualmente, Maurício Paniza é aluno de doutorado em Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas. 

O EnGPR é promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad), a principal entidade da área de Administração no Brasil. Esta edição do evento será realizada de 28 a 30 de maio na PUC-PR, em Curitiba. Para outras informações acesse o site do Encontro.

Nenhum comentário: