sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Vigilância em Saúde



Com a chegada das chuvas, observa-se o aumento da incidência de doenças infecciosas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika.
De acordo com o Boletim Epidemiológico - volume 46, nº44, da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS), em 2015, foram registrados 1.587.080 casos prováveis de dengue no país e foram confirmados 6.784 casos de Chikungunya. O resultado do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) mostrou que 199 municípios brasileiros estão em situação de risco de surto das três doenças.
Diante desse quadro, a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e o Ministério da Saúde estão oferecendo cursos de Manejo Clínico de Chikungunya e de Dengue, bem como os protocolos de atenção e vigilância voltados para infecções decorrentes do Zika vírus e casos de microcefalia associados. Informamos ainda que os cursos sobre Zika e suas complicações já se encontram em elaboração e, em breve, serão disponibilizados aos profissionais.
Além disso, informamos que os núcleos de Telessaúde desenvolverão ações de teleeducação através de suas plataformas virtuais e do telefone 0800 644 6543.
Conheça os cursos, recomende-os para seus alunos e ajude o Brasil no combate a essas doenças!
Para se inscrever no curso Manejo Clínico de Chikungunya, clique aqui.
 
Para se inscrever no curso Atualização do Manejo Clínico da Dengue, clique aqui.
 
Para acessar o Protocolo de vigilância (Zika vírus – Microcefalia), clique aqui
 
Para acessar o Protocolo de assistência (Zika vírus – Microcefalia), clique aqui

Nenhum comentário: