quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Faculty Development





ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA
Programa de Pós Graduação em Medicina e Saúde Humana


IÊDA MARIA BARBOSA ALELUIA





IMPLANTAÇÃO E AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE UM PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DOCENTE PARA UTILIZAÇÃO DO MINI CEX NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA

Trabalho de Tese, com objetivo de obtenção de título de doutor, na curso de pós-graduação em Medicina e Saúde Humana da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, na área de Educação em Saúde.

Orientador: Prof. Dr. Mário de Seixas Rocha
 






RESUMO

Introdução: Desenvolvimento docente é compreendido como importante componente na educação médica, ao visar à melhoria no processo de ensino-aprendizagem; e existe a necessidade de melhor avaliação do impacto desses programas na prática docente. Este estudo visou à avaliação deste impacto. Métodos:Trata-se de um estudo de intervenção, com metodologia qualitativa-quantitativa e com duração de dois anos. Foram realizadas duas oficinas sobre mini Cex e feedback; os professores(14) responderam pré e pós testes sobre conhecimento do assunto, encaminharam relatórios de uso do instrumento e participaram de um Grupo Focal ao final de cada ano do estudo; os estudantes (200) do 5º semestre de medicina responderam questionários avaliando as competências dos professores, antes e depois das oficinas e também participaram de um Grupo Focal ao final de cada ano.  Os dados quantitativos foram analisados utilizando os testes de Kruskal-Wallis e Wilcoxon, com o programa estatístico SPSS 17.0, considerando como estatisticamente significante p<0,05. Os dados qualitativos foram avaliados pela análise de conteúdo. Resultados:159/200 alunos, divididos em 14 turmas práticas, responderam os questionários em 2013 sobre as competências do professor ideal e do real e 145/200 em 2014. Houve percepção de mudança nos professores, pelos estudantes, nas competências de flexibilidade, afetividade, comunicação e avaliação. A análise das falas dos estudantes mostrou a imagem que fazem do professor como detentor de conhecimento e facilitador, além de reconhecer o valor do feedback na formação. Os professores (10/14) reconheceram o valor positivo do programa de desenvolvimento para melhoria de sua prática. Houve incremento no cognitivo, evidenciado pelos escores dos pré e pós testes. Foi identificada, nas falas dos docentes, a reflexão sobre a práxis docente e o valor do mini Cex enquanto avaliação formativa. Conclusão: Conclui-se que houve impacto positivo do programa na prática docente, além da evidência da necessidade de estímulo constante para manutenção das modficações. 



Palavras chave: Desenvolvimento docente. mini Cex. Feedback. Prática docente. Educação Médica.
 



Nenhum comentário: