segunda-feira, 21 de julho de 2014

Traditional Medicine



Aldeia Indígena de Piaçaguera, em Peruíbe - litoral paulista, lança Cartilha que visa Resgatar a Medicina Tradicional Tupi Guarani

                                                                                     Dra. Elizabeth Cristina Garcia de Carvalho 

                                                                                                                             
Assim como brancos e negros, os índios também estão perdendo o conhecimento dos mais velhos em relação as plantas medicinais, mas felizmente ainda tem iniciativas que estão resgatando estes conhecimentos. No dia 11 de junho em Peruíbe, no litoral paulista, foi lançado na aldeia indígena  Piaçaguera, uma cartilha: “Folhas e Raízes - Resgatando a Medicina Tradicional Tupi Guarani".


A ideia surgiu quando uma criança teve dor de barriga na escola indígena e eles não tinham remédios para aliviar a dor.  Os professores, a princípio, ficaram sem saber o que fazer, mas depois lembraram que a planta "nhimbogwé regwá" (macelinha), era usada antigamente para este fim, então fizeram um chá e a criança melhorou. A partir deste fato, os professores Luan Elisio Apyka e Dhevan Pacheco tiveram a iniciativa de procurar os Anciãos da tribo e o Pajé, para que eles ensinassem as crianças e os professores sobre o uso das plantas da medicina tradicional indígena.

Os alunos se sentiram muito valorizados com a presença dos Anciãos na escola transmitindo seus conhecimentos e logo perceberam a profunda importância daquilo tudo que estava acontecendo, além disso, se deram conta de como é importante que eles próprios, futuramente, possam dar continuidade à transmissão desta sabedoria para as futuras gerações. A partir de então, Anciãos, professores e crianças foram juntos para a mata, em busca de conhecer o habitat destas plantas, aprendendo no próprio local a reconhecer, como colher e como  utilizar cada uma delas.

Com a ajuda da Comissão Pro-Índio de São Paulo e apoio das Secretarias de Educação do município e do estado, parte este trabalho foi concretizado numa cartilha, que será distribuída a todas as aldeias da região e outras.


Na ocasião do lançamento, compôs-se uma mesa com os professores e representantes de várias entidades, e os alunos da escola deram início a uma apresentação de cânticos e danças ritmados por instrumentos tradicionais como a flauta, o chocalho, tambores e violões, transformando tudo em algo muito além de uma simples apresentação, mas num verdadeiro ritual de agradecimento. Em seguida, presenciamos diversas manifestações feitas pelos representantes das Secretarias de Educação do Estado e Município, da Comissão Pró-Índio, FUNAI, dos próprios Anciãos, bem como da diretora e professores da escola, culminado num delicioso almoço tradicional, seguindo tarde adentro com cânticos e danças circulares, que encantou a todos com uma alegria revigorante!

Através do site  www.cpisp.org.br, os interessados podem adquirir esta cartilha escrita em português e em Tupi Guarani, promovendo também um estímulo ao resgate da língua.


*Drª Elizabeth Cristina Garcia de Carvalho, é Homeopata e Fitoterapeuta. Ao longo dos anos, como médica do Programa Saúde da Família, vem se dedicando ao desenvolvimento e incentivo de projetos voltados para o cultivo, manejo e utilização de plantas medicinais junto a comunidades, em diversos municípios nos estados do Rio de Janeiro, Minas e São Paulo.
 
EcoMedicina

2 comentários:

Roberto disse...

O ensino da Medicina Tradicional e das práticas integrativas, apesar destas serem formalmente apoiadas pelo Ministério da Saúde, encontra-se praticamente ausente nos projetos pedagógicos dos cursos da área da saúde. É um ranço do nosso espírito científico que desvaloriza qualquer forma de subjetividade e conhecimento empírico.

Roberto disse...

Leia também:
Conhecimento indígena é preservado em livro de papel sintético
http://www.agencia.fapesp.br/19667