quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Prescrição médica


Conselhos lançam manual de 
prescrição médica

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB) acabam de lançar uma cartilha que oferece aos médicos orientações sobre prescrição. A publicação está disponível aqui para download.
O Manual de orientações básicas para prescrição médica foi produzido em formato de bolso, para facilitar o uso. Assim, os interessados poderão tê-lo sempre ao alcance para tirar as dúvidas que surgem após as etapas de anamnese, análise, exames clínicos e reflexão que cada caso exige.
O documento – produzido pelos professores Célia Maria Dias Madruga e Eurípedes Sebastião Mendonça de Souza, ambos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – inicialmente integrava o projeto de educação continuada do CRM daquele estado.
Segundo o presidente do CRM-PB, João Gonçalves de Medeiros Filho, o manual oferece aos profissionais acesso a orientações e medidas que dispõem sobre o uso de fármacos e que têm como meta a proteção do paciente.
“Ao observar as regras e os limites éticos impostos à prescrição, o médico transmite a devida segurança ao seu paciente, evitando o risco desnecessário, preservando sua credibilidade e confirmando sua competência. Por isso, manter-se em dia com relação ao tema é peça-chave para o bom desempenho na profissão”, alerta o presidente do CFM, Roberto Luiz d’Avila.
O manual possui 62 páginas e aborda temas como a relação médico-paciente e a prescrição médica, as etapas para uma terapêutica efetiva, os dados exigidos na prescrição médica, os modelos de receita, as exigências relacionadas à letra e ao carimbo do médico, a adesão aos tratamentos, a substituição de medicamentos e os erros de medicação.

Fonte: CFM  www.portalmedico.org.br


Nenhum comentário: