quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Educação & Saúde

 

Padilha anuncia mudanças no Ministério da Saúde

Nesta quinta-feira (16/2), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou mudanças em sua equipe. Mozart Sales, até então chefe de gabinete do ministro, assume a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), substituindo Milton Arruda Martins. Em seu lugar, assume Eliane Cruz, até então uma das principais referências na relação do Ministério com o Conselho Nacional de Saúde.

Médico, natural de Fortaleza (CE), Sales é formado pela Faculdade de Ciências Médicas (Fesp/UPE), da qual é concursado desde 1999. Durante o período universitário, participou ativamente dos movimentos Estudantil e dos Médicos Residentes. Após a conclusão do curso, assumiu a presidência da Associação Pernambucana de Médicos Residentes (APMR), no biênio 1998-1999, bem como foi Secretário-Geral da mesma associação em 1999.

Nos anos 2000, exerceu o cargo de Secretário-Geral do Sindicato dos Médicos de Pernambuco e, após a eleição do prefeito João Paulo, o cargo de Gerente do Distrito Sanitário 6, da Prefeitura da Cidade do Recife.

O novo secretário da SGTES foi também assessor do Ministério da Saúde, entre janeiro de 2003 e junho de 2004, e eleito vereador do Recife pelo PT, para seu primeiro mandato, em 2004, com 8.470 votos. Sales ocupava o cargo de chefe de gabinete do ministro Alexandre Padilha desde 2011.

Já Eliane Cruz é formada em Serviço Social, militante da Central Única dos Trabalhadores e do movimento sindical na área de saúde desde os anos 80. Foi presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Seguridade Social, tendo sido representante da CUT no Conselho Nacional de Saúde, além de secretária executiva do Conselho Nacional de Saúde entre 2003 e 2007. Quando o ministro Alexandre Padilha assumiu o ministério em 2011, ela tornou-se assessora do ministro.

Nenhum comentário: