quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Revalidação de diplomas de Medicina

Processo para revalidação de diplomas de medicina obtidos no exterior abre inscrições


Os candidatos terão entre os dias 18 de janeiro e 12 de fevereiro para procurar uma das 24 universidades públicas selecionadas para a avaliação

***O prazo foi adiado para 12 de março. Os candidatos podem procurar uma das 24 universidades públicas que participam do projeto  (veja comentário em anexo) 

Candidatos que estudaram medicina no exterior poderão participar de um novo processo para ter o seu diploma reconhecido no Brasil. Entre os dias 18 de janeiro e 12 de fevereiro, estarão abertas as inscrições para o projeto piloto de revalidação desses certificados. A melhora dos processos tem o objetivo de garantir uma avaliação mais justa e efetiva dos candidatos. Ao todo, participam 24 universidades públicas em todo o país.

Até o momento, quem queria revalidar o diploma obtido no exterior procurava uma universidade pública e enfrentava distintos procedimentos de análise de documentos ou avaliação. Uma tramitação que pode se estender por até seis anos. Com o novo formato, o interessado se inscreve no processo de avaliação, apresenta documentação, faz as provas e, se for aprovado, apresenta os resultados para a certificação. “Este projeto experimental está testando uma nova metodologia que busca aperfeiçoar e padronizar os procedimentos, tornando-os mais transparentes, respeitando a legislação vigente no país”, destaca Francisco Campos, secretário de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde.

Inscrições - As inscrições serão feitas em uma das universidades que aderiram ao projeto (lista abaixo). O interessado deverá procurar preferencialmente a instituição mais próxima a sua residência. No entanto, deverá indicar três outras caso haja a necessidade de redistribuição para manter o número equilibrado de participantes por instituição.

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, do Ministério da Saúde, juntamente com a Secretaria de Educação Superior, do Ministério da Educação, publicaram no dia 16 de dezembro, o edital nº. 10 com as regras do projeto piloto (www.saude.gov.be/sgtes). Além disso, a portaria nº. 865, de 15 de setembro de 2009, traz a matriz curricular que é a base para o plano de estudo do candidato.

A coordenação do exame ficará sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação. O INEP divulgará a lista dos candidatos que tiveram a inscrição homologada até o dia 23 de março de 2010. Divulgará também o calendário e locais das etapas de avaliação. A primeira será uma prova escrita e a segunda uma de habilidades clínicas. Os aprovados nas duas etapas terão seus diplomas revalidados pela universidade que submeteram a sua inscrição.

Os interessados devem ter obtido seus diplomas em universidades cujos cursos de graduação em Medicina sejam reconhecidos pelo órgão competente em seus respectivos países, com carga horária mínima de 7.200 horas, período mínimo de integralização do curso em seis anos e estágio prático/internato correspondendo a 35% da carga horária total do curso. Estas são as condições estabelecidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. A participação neste projeto é facultativa, tanto para as universidades quanto para os candidatos à revalidação. Neste momento, ainda continua vigente o mecanismo atual, feito individualmente por diferentes universidades.

Lista das universidades para inscrição:
1. Universidade Estadual do Amazonas (UEA)
2. Universidade Federal do Acre (UFAC)
3. Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
4. Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
5. Universidade Federal do Ceará (UFC)
6 Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
7. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
8. Universidade Federal de Goiás (UFG)
9. Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD)
10. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
11. Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
12. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
13. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
14. Universidade Federal do Piauí (UFPI)
15. Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
16. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
17. Universidade Federal de Roraima (UFRR)
18. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
19. Universidade Federal de Sergipe (UFS)
20. Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
21. Universidade de Brasília (UnB)
22. Universidade Federal do Paraná (UFPR)
23. Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
24. Universidade federal de Campina Grande (UFCG)

Confira os editais:
- Informações sobre a documentação necessária:
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/edital_n_10_15_dez_2009.PDF

- Matriz curricular com as matérias cobradas nos exames:
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/portaria_865_revalidacao_set2009.pdf

- EDITAL nº 1 de 12 de janeiro de 2010 (REPUBLICADO):
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/edital_n_1_de_12_01_2010_republicado.pdf

6 comentários:

Roberto disse...

Prorrogado prazo para as inscrições da revalidação de diplomas de medicina obtidos no exterior
Fonte: SGTES/MS

O prazo foi adiado para 12 de março. Os candidatos podem procurar uma das 24 universidades públicas que participam do projeto

O prazo para os candidatos interessados em revalidar o diploma de medicina obtido no exterior foi prorrogado para 12 de março. As inscrições podem ser realizadas em uma das 24 universidades públicas que participam do projeto-piloto. Esse novo exame é uma iniciativa dos Ministérios da Saúde e Educação, que junto às universidades propõem um novo modelo de avaliação para a revalidação dos diplomas médicos. Os assuntos cobrados no exame estão disponíveis na Matriz de Correspondência Curricular . Além disso, os candidatos encontram a relação da documentação necessária para se inscrever no projeto no Edital nº 10.

A coordenação do exame ficará sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação. O instituto divulgará o calendário e locais das etapas de avaliação. A primeira será uma prova escrita e a segunda uma de habilidades clínicas. Os aprovados nas duas etapas terão seus diplomas revalidados pela universidade que submeteram a sua inscrição.

Os interessados devem ter concluído o curso de Medicina em universidades cujas graduações sejam reconhecidas pelo órgão competente em seus respectivos países, com carga horária mínima de 7.200 horas, período mínimo de integralização do curso em seis anos e estágio prático/internato correspondendo a 35% da carga horária total do curso. Estas são as condições estabelecidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. A participação neste projeto é facultativa, tanto para as universidades quanto para os candidatos à revalidação. Neste momento, ainda continua vigente o mecanismo atual, feito individualmente por diferentes universidades.

Anônimo disse...

eehh Roberto, nos encontramos outra vez.
Bem, só passei aqui para lamentar os mecanismos arrogantes e fraudulentos que "defendem" a classe medica brasileira. As faculdades estão fazendo uma palhaçada com o projeto piloto, dificultando as inscrições, esquecendo de comprir com os editais, e continuam mentindo desmedidamente a respeito dos graduados no exterior, como daquela vez dos diplomas cubanos, lembra?
tudo isso porque? por egoismo? por medo? ou simplismente por incompetencia?
de uma olhada na realidade, e publica algo que faça as pessoas reverem seus principios.
um abraço!

Roberto disse...

Prezado Anônimo,
Obrigado pelo seu comentário e reforço o convite que já fiz para que contribua de forma identificada.
Quanto ao projeto piloto, tenho acompanhado à distância porque a UEM optou por não aderir neste primeiro momento. Peço que você informe aos leitores os problemas em detalhes para que possamos encontrar um meio para melhorar o processo.
Mas considero que foi um avanço porque criou regras únicas para a revalidação. Antes do projeto, cada IES estabelecia suas normas e as arbitrariedades eram maiores.
Quanto aos diplomados na ELAM, lembro que os mesmos políticos (quem ainda acredita em promessa de político? )que apoiaram a ida de brasileiros para lá, são as cabeças-pensantes por trás do projeto piloto e que agora - segundo você - estão dificultando as coisas.
Aguardo novos comentários!

Anônimo disse...

oi Roberto! olha eu aqui outra vez :)
Eu continuo acompanhando o projeto piloto, e você? - viu que semana passada saiu o edital do INEP, até que enfim saiu, verdade!? a prova esta prevista para o dia 24 deste mes em Brasilia; e vale destacar um detalhe desse edital: alem de ser publicado com uma data proxima da realização da prova, ele tras a possibilidade de mudanças de datas e locais de realização da prova até 6 dias antes da bendita, dia 18 de outibro será publicado datas e locais definitivos. Eu achei "elegante" da parte deles deixar em suspenso isso. e você o que me diz a respeito?

abraços!

deise disse...

Oi ...

Gostaria de saber , se a UFPA vai realizar a prova de revaliação esse ano (2011) ? , sou de Macapa e pra mim no caso , ficaria bem mais facil!
A UFPA participou do projeto ano passado, mais nao consta na lista das 24 Universidades!

Desde ja agradeço!

Deise P do Carmo .

Roberto disse...

Deise,
Não tenho acesso a esta informação. Minha sugestão é que entre em contato diretamente com a coordenação do curso da UFPA. Sucesso!