sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Especialização em Saúde da Família

Últimos dias para inscrições no Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família

Fonte: DAB/MS
 
  
    As inscrições para o Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família encerram-se nesta sexta-feira, dia 6 de fevereiro. O curso latu sensu é gratuito e será oferecido na modalidade a distância pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O objetivo é formar especialistas em Saúde da Família a fim de cumprir a meta do Ministério da Saúde de qualificar, até 2011, cerca de 52 mil especialistas.
    Para o primeiro semestre de 2010 são oferecidas 400 vagas. Podem participar do processo seletivo – ou seja, entrevista e análise curricular – enfermeiros, médicos e cirurgiões-dentistas que estejam vinculados diretamente à Estratégia de Saúde da Família. As entrevistas, as atividades de encontros e avaliações presenciais do curso serão realizadas em nove Polos Municipais de Apoio Presencial à Educação Superior da Universidade Aberta do Brasil, em Minas Gerais. São eles: Araçuaí, Campos Gerais, Corinto, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Lagoa Santa, Teófilo Otoni e Uberaba.
    Financiada pelo Ministério da Saúde, Ministério da Educação/Universidade Aberta do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), a especialização tem carga horária de 360 horas, sendo 150h em módulos obrigatórios e, pelo menos, 210h em módulos optativos, à escolha do participante. É exigido também a elaboração e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que terá o apoio de um professor-orientador. A duração do curso varia entre 18 e 24 meses.
    Essa é a quarta turma oferecida pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Faculdade de Medicina da UFMG. Ao todo, já são cerca de 800 profissionais de saúde em formação (médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas) e, até ano que vem, mais 400 devem se certificar.
    Inscrições
    Os interessados na oportunidade deverão preencher uma ficha de inscrição e responder um questionário on-line disponíveis no site www.nescon.medicina.ufmg.br/agora. Em seguida, o candidato deve enviar, por correio, a cópia da ficha de inscrição junto à documentação requisitada no edital (veja aqui), para o endereço do Nescon da UFMG, que consta no edital da seleção.
    No momento da inscrição, o candidato deve optar por alguma das nove cidades-sede do Polo Municipal de Apoio Presencial à Educação Superior. Não é obrigatória a residência no local, no entanto, quando houver convocação para as atividades do curso, o profissional deverá deslocar-se até a cidade escolhida.
    Mais informações: (31) 3409 9685 ou secretariacursos@nescon.medicina.ufmg.br

Nenhum comentário: