segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Metodologias ativas na Educação Física


Metodologias ativas mediam trabalhos acadêmicos sobre atividade física


As metodologias ativas de ensino têm sido um diferencial nesse início de 2º semestre na Faculdade Guairacá. Acompanhando a tendência, acadêmicos do 6º Período do curso de Educação Física Bacharelado estão desenvolvendo pesquisas e propondo ações sobre os estágios da motivação para prática de atividade física. O trabalho está sendo desenvolvido dentro da disciplina de Educação Física para Populações com Situações Especiais, ministrada pela professora Flávia Angela Servat Martins.



Nessa quarta-feira, 02, cada grupo de alunos recebeu orientações sobre um determinado estágio da motivação para prática de atividade física. Logo após, tiveram que dramatizar a cena para o restante da turma. “Essa é uma técnica que inverte a sala de aula. O centro fica no aluno e não no professor, ou seja, ele se torna um agente participativo na própria construção do conhecimento. Na atividade eu fiquei apenas como mediadora desse processo”, explicou a professora.



Durante o seu Mestrado em Ensino de Ciências da Saúde nas Faculdades Pequeno Príncipe, Flávia tem aprendido mais sobre as metodologias ativas e vem colocando em prática em sala de aula, sendo nítido o maior envolvimento e aprendizado dos alunos. “Ao final da dinâmica ainda foi aplicada a avaliação ‘que bom, que tal, que pena’, onde eles elencaram o que gostaram, o que sentiram e o que desejam novamente. O retorno foi muito positivo”.

Nenhum comentário: