quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Ensino nas Ciências da Saúde


Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde






O Ensino na Saúde exige conceitos próprios, processos pedagógicos adequados a sua peculiaridade, metodologias de ensino adaptadas à complexidade das ações em saúde.
Em 2010, a CAPES lançou o Pró-Ensino na Saúde com o objetivo de oportunizar o desenvolvimento de pesquisas na área. A Faculdades Pequeno Príncipe, selecionada em um projeto em Rede que conta também com as Universidades Federal de Santa Catarina (UFSC) e Estadual de Londrina (UEL), criou a linha de pesquisa em Ensino na Saúde. Na mesma época, foi criado e registrado no CNPQ o grupo PENSA (Pesquisa em Educação na Saúde). Com isso, houve um fortalecimento da produção de artigos científicos dessas três instituições.
A extensa procura pela linha de pesquisa e a consistência do grupo de pesquisa PENSA, levaram à criação do Programa que tem por objetivo valorizar a formação do professores e pesquisadores por meio do amplo debate das mudanças e possibilidades nos novos currículos e práticas profissionais na saúde, do modelo de trabalho em rede e do estímulo interpessoal como potencializadores da produção individual e coletiva, levando à condição necessária para consolidação das mudanças na atuação e contribuindo para novos conhecimentos no SUS.
Linhas de Pesquisa:
I: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde.
II: Educação Permanente e Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade.
III: Gestão Acadêmica e no Sistema de Saúde.

Informações gerais:
· Área Básica: Multidisciplinar
· Área de Avaliação: Ensino
· Habilitação: Mestrado Acadêmico
· Total de vagas: 30
· Regime de matrícula: Anual
· Duração do curso: 24 meses
· Carga horária total/créditos: 420 h/35 créditos
· Coordenação: Prof.ª Dr.ª Izabel Cristina Meister Martins Coelho



O edital completo do Processo Seletivo pode ser acessado aqui:
EDITAL Nº 015/2017 – SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ENSINO NAS CIÊNCIAS DA SAÚDE PARA INÍCIO EM 2018

Nenhum comentário: