quarta-feira, 6 de julho de 2016

Curso de Medicina da UEM



UEM empossa membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão




Cerca de 200 pessoas lotaram o auditório da CAE (Coordenadoria de Apoio a Educação Básica), na Universidade Estadual de Maringá (UEM), nesta quarta-feira (6), para prestigiar a cerimônia de posse dos coordenadores de cursos de graduação, programas de pós-graduação e representantes de departamentos junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP). 

Falando em nome dos conselheiros que deixavam o cargo, o professor Evandro Luiz Gomes, do curso de Filosofia, disse que os coordenadores desempenham um papel imprescindível na instituição. Segundo ele, o CEP é a instância onde são debatidas as diretrizes acadêmicas da Universidade. Para Gomes, as duas câmaras do Conselho devem debater as políticas acadêmicas e enfrentar os desafios, além de propor soluções para os problemas, sem perder a serenidade e a prudência.

Ao falar em nome dos novos conselheiros, a coordenadora de colegiado do curso de Zootecnia, a professora Claudete Regina Alcalde, destacou também a importância dos integrantes do CEP. "O trabalho de coordenação é árduo para quem é comprometido e se compromete com seu curso", enfatizou. Claudete disse que o principal eixo da Universidade são os alunos da graduação. A coordenadora ainda conclamou os colegas a não desistir da tarefa que o cargo exige.



O vice-reitor Julio Damasceno agradeceu os ex-coordenadores pelo empenho e dedicação e desejou sorte aos que estavam assumindo o cargo. "Acreditem que quem constrói o futuro somos todos nós".

Referindo-se ao trabalho dos coordenadores, salientou que eles são os que estão mais envolvidos com o cotidiano de seus cursos e, como membros do CEP, são os formuladores da política acadêmica. Conforme Damasceno, o trabalho dos integrantes do Conselho é relevante porque, entre outras coisas, "diz respeito ao que é mais importante na Universidade, que é a educação das pessoas".

O reitor Mauro Baesso lembrou aos que deixavam o CEP alguns momentos difíceis da gestão do Conselho, como a greve dos servidores, que resultou na alteração do calendário acadêmico. Para os que estão assumindo, Baesso disse que é momento de renovar a esperança.

Ainda de acordo com o reitor, o CEP é importante porque a instituição é heterogênea. Ele assinalou que, em pouco tempo, a UEM teve um crescimento expressivo, passando de cerca de 30 cursos de graduação no final da década de 1990 para mais de 70 cursos atualmente.

"Quando nos deparamos com dificuldades temos que ter em mente o trabalho que foi realizado", revelou o reitor, mencionando a evolução da Universidade. Baesso também disse que a situação da UEM só não está melhor em razão de ausência de uma política de contratação. De acordo com ele, isso impede a formação de lideranças na instituição, ao não favorecer, por exemplo, que professores recém-contratados convivam com os professores mais experientes, que deixam a instituição.

Confira quem são os empossados neste link.


===============================================

Na solenidade, foram empossados o novo Coordenador do Curso de Medicina, Prof. Dr. Roberto Zonato Esteves e a Coordenadora-adjunta, Profª Jovita Maria Matarezi  de Souza. Assumem com o compromisso de avançar nas reformas dos últimos anos e na consolidação do projeto pedagógico.




Nenhum comentário: