sexta-feira, 12 de abril de 2013

Tecnologia em Educação e Saúde



Game para tratar diabéticos vence competição da Microsoft

, de INFO Online
 
Divulgação
Leandro Diehl e Rodrigo de Souza (ao centro) recebem o prêmio de Michel Levy (à esquerda), presidente da Microsoft Brasil


São Paulo - Desenvolvido para ajudar médicos a tratar pacientes com diabetes, o game InsuOnline foi o vencedor da etapa brasileira da Imagine Cup 2013, a Copa do Mundo da Computação da Microsoft. 
O jogo, que também foi o vencedor da categoria “Cidadania Mundial”, surgiu de uma tese de doutorado do médico endocrinologista Leandro Diehl, 35 anos, na Faculdade Pequeno Príncipe. 

A proposta do game é permitir que médicos realizem consultas virtuais com pacientes diabéticos e deem o diagnóstico acertado. O jogo é composto por 16 fases em que o jogador deverá checar o histórico clínico de seus pacientes e prescrever a melhor forma de usar insulina no tratamento. 
“Aqui os médicos podem errar sem se preocupar. A intenção é intensificar o treinamento, que hoje em dia é falho nas universidades. Além disso, quem não gosta de games, não é? É a linguagem que os estudantes estão falando hoje. Então por qual razão não ensinar neste formato?”, afirma Diehl, que contou com a ajuda de Rodrigo de Souza, 31 anos, da Oniria Games, para desenvolver o jogo. O projeto levou quase três anos para ser concluído. 
Diehl, que também é professor universitário, pretende agora levar o projeto para faculdades e até mesmo para fornecer treinamento às Unidades Básicas de Saúde (UBS). “A ideia a partir de agora é melhorar esta plataforma para depois também poder ampliá-la a outros tipos de doenças”, disse. 
Competição - O jogo InsuOnline concorreu com outros dois projetos ao prêmio da Imagine Cup. Na categoria “Games”, os estudantes da equipe “Moscow, Perdeu”, formada por alunos da UNESP, criaram o jogo Twinkle. 
O jogo, desenvolvido para plataforma Windows e Xbox 360, usa física celeste para ajudar a personagem da história, uma estrelinha perdida, a encontrar seus familiares. O jogador é levado ao espaço, onde controla seus movimentos desviando de cometas e utilizando da gravidade para se locomover.

Na categoria “Inovação”, a equipe Life Up, formada por alunos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) e alunos da Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (Etepam), em Recife, apresentou o Can Game, projeto multidisciplinar desenvolvido para ajudar no tratamento de crianças autistas.

O game utiliza o dispositivo Kinect para criar a interação da criança com o computador, estimulando o aprendizado e a capacidade cognitiva, possibilitando uma melhora na interação social com outras pessoas. 
Agora, Diehl e Souza, os vencedores da etapa brasileira, irão participar da final mundial da Imagine Cup 2013, que será realizada entre os dias 8 e 11 de julho em São Petesburgo, na Rússia. 
“Eu adoro essa competição. Me dá uma sensação de realização, de fazer algo que deixa um legado. A Imagine Cup tem um significado especial para mim, pois mistura educação, capacitação, inovação e empreendedorismo, que juntos têm o poder de transformar”, disse Michel Levy, presidente da Microsoft Brasil, durante anúncio dos vencedores.



* Este trabalho representa um exemplo de parceria público-privada entre a Oniria que desenvolveu o serious game e a universidade que realiza os estudos de validação e avaliação. A equipe engloba pesquisadores da Oniria, UEL, UEM e FPP. Parabéns a todos!

Referência:


Leandro Arthur Diehl1,2, MD, MSc; Rodrigo Martins Souza3, MBA; Juliano Barbosa Alves4, MBA; Pedro Alejandro Gordan1, MD, MHPEd, PhD; Roberto Zonato Esteves2,5, MD, PhD; Maria Lúcia Silva Germano Jorge2, MSc, PhD; Izabel Cristina Meister Coelho2, MD, PhD

JMIR Res Protoc 2013;2(1):e5        doi:10.2196/resprot.2431
 

Um comentário:

Dr. Gaúcho disse...

Obrigado pelo apoio e pela propaganda! Torçam pela gente na Rússia. Abração,