Game para tratar diabéticos vence competição da Microsoft
                  Monica Campi, de INFO Online
                
Divulgação
Leandro Diehl e Rodrigo de Souza (ao centro) recebem o prêmio de Michel Levy (à esquerda), presidente da Microsoft Brasil
São Paulo - Desenvolvido para ajudar médicos a tratar 
pacientes com diabetes, o game InsuOnline foi o vencedor da etapa 
brasileira da Imagine Cup 2013, a Copa do Mundo da Computação da 
Microsoft. 
O jogo, que também foi o vencedor da 
categoria “Cidadania Mundial”, surgiu de uma tese de doutorado do médico
 endocrinologista Leandro Diehl, 35 anos, na Faculdade Pequeno 
Príncipe. 
A proposta do game é permitir que médicos 
realizem consultas virtuais com pacientes diabéticos e deem o 
diagnóstico acertado. O jogo é composto por 16 fases em que o jogador 
deverá checar o histórico clínico de seus pacientes e prescrever a 
melhor forma de usar insulina no tratamento. 
“Aqui os 
médicos podem errar sem se preocupar. A intenção é intensificar o 
treinamento, que hoje em dia é falho nas universidades. Além disso, quem
 não gosta de games, não é? É a linguagem que os estudantes estão 
falando hoje. Então por qual razão não ensinar neste formato?”, afirma 
Diehl, que contou com a ajuda de Rodrigo de Souza, 31 anos, da Oniria 
Games, para desenvolver o jogo. O projeto levou quase três anos para ser
 concluído. 
Diehl, que também é professor universitário, 
pretende agora levar o projeto para faculdades e até mesmo para fornecer
 treinamento às Unidades Básicas de Saúde (UBS). “A ideia a partir de 
agora é melhorar esta plataforma para depois também poder ampliá-la a 
outros tipos de doenças”, disse. 
Competição -
 O jogo InsuOnline concorreu com outros dois projetos ao prêmio da 
Imagine Cup. Na categoria “Games”, os estudantes da equipe “Moscow, 
Perdeu”, formada por alunos da UNESP, criaram o jogo Twinkle. 
O
 jogo, desenvolvido para plataforma Windows e Xbox 360, usa física 
celeste para ajudar a personagem da história, uma estrelinha perdida, a 
encontrar seus familiares. O jogador é levado ao espaço, onde controla 
seus movimentos desviando de cometas e utilizando da gravidade para se 
locomover. 
Na categoria “Inovação”, a equipe Life Up, formada por alunos da 
Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do 
Pernambuco (UFPE) e alunos da Escola Técnica Estadual Professor Agamenon
 Magalhães (Etepam), em Recife, apresentou o Can Game, projeto 
multidisciplinar desenvolvido para ajudar no tratamento de crianças 
autistas.
O game utiliza o dispositivo Kinect para 
criar a interação da criança com o computador, estimulando o aprendizado
 e a capacidade cognitiva, possibilitando uma melhora na interação 
social com outras pessoas. 
Agora, Diehl e Souza, os 
vencedores da etapa brasileira, irão participar da final mundial da 
Imagine Cup 2013, que será realizada entre os dias 8 e 11 de julho em 
São Petesburgo, na Rússia. 
“Eu adoro essa competição. Me 
dá uma sensação de realização, de fazer algo que deixa um legado. A 
Imagine Cup tem um significado especial para mim, pois mistura educação,
 capacitação, inovação e empreendedorismo, que juntos têm o poder de 
transformar”, disse Michel Levy, presidente da Microsoft Brasil, durante
 anúncio dos vencedores. 
* Este trabalho representa um exemplo de parceria público-privada entre a Oniria que desenvolveu o serious game e a universidade que realiza os estudos de validação e avaliação. A equipe engloba pesquisadores da Oniria, UEL, UEM e FPP. Parabéns a todos!
Referência:
JMIR Res Protoc 2013;2(1):e5 doi:10.2196/resprot.2431

Um comentário:
Obrigado pelo apoio e pela propaganda! Torçam pela gente na Rússia. Abração,
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