domingo, 7 de outubro de 2012

Psicologia Hospitalar


II Jornada de Psicologia Hospitalar do HUM
Estratégias de Intervenção em Saúde

22 a 24 de outubro de 2012
18:00 as 22:00 horas
Anfiteatro DACESE - UEM
PROGRAMAÇÃO
22/10 - REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DO SOFRIMENTO
Psicóloga Alessandra Dellatorre

23/10 - PROJETO “HOSPITAL DO URSINHO” (veja mais informações abaixo)
Acadêmico de medicina Gilberto Hishinuma

24/10 - A DIMENSÃO CRIATIVA DA HUMANIZAÇÃO: RECURSOS POSSÍVEIS
Prof. Dr. Murilo Moscheta
Prof. Ms. Roberta Stubs

Publico Alvo - Acadêmicos e Profissionais Psicologia
Investimento - R$ 50,00 reais
Inscrições pela Internet  de 17/08 a 17/10/2012 no endereço eletrônico www.hum.uem.br
Vagas limitadas por ordem de inscrição no site


Conheça um pouco mais sobre o projeto "Hospital do Ursinho", um dos temas da nossa Jornada de Psicologia Hospitalar deste ano.

Para muitos, o hospital é assustador, principalmente para as crianças. No intuito de mostrar para elas que o hospital é um local de cuidado, a International Federation of Medical Students Associations of Brazil criou o projeto "Hospital do Ursinho", também chamado de “Teddy Bear”. No projeto, é construído um cenário clínico com recepção, sala de atendimento médico, sala de curativos e farmácia. A criança é convidada a levar um ursinho de pelúcia para uma consulta e ao final vai a farmácia para a retirada dos remédios (doces, balas, chocolates), podendo ainda ser encaminhada com seu ursinho para a sala de curativos, caso esse apresente fraturas, escoriações na pele ou outros.
O objetivo do projeto é criar uma atmosfera de confiança onde a criança possa lidar com seus medos do médico e do ambiente hospitalar, em um momento em que ela está saudável, sem as debilidades comuns de uma internação. Acreditando que assim ela consiga lidar melhor com uma futura necessidade de tratamento e internação hospitalar. Hoje o projeto encanta estudantes de medicina dos diferentes anos, ajudando-os a criar vínculos e aprender formas de interagir com os pequeninos, o que pode ajudá-los muito quando atuarem na Pediatria, seja num estágio do internato, seja futuramente na residência e na vida profissional.
Confira a realização deste trabalho pelos alunos de medicina no HUM.

Nenhum comentário: