quinta-feira, 19 de julho de 2012

Plataforma Arouca

Início

Plataforma Arouca

A Plataforma Arouca é um banco de dados que concentra informações sobre os profissionais de saúde que atuam no SUS, reunindo dados sobre o seu histórico educacional e profissional que se encontram dispersos em várias fontes (Ministério da Saúde/Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES, secretarias estaduais e municipais, Comissão Nacional de Residência Médica, sistemas de gestão acadêmica de universidades, escolas de saúde, entre outras).
Busca atender às necessidades de informações sobre educação para os profissionais de saúde, gerentes de unidades de saúde, gestores do SUS dos diversos níveis de governo, conselhos profissionais e instituições de ensino públicas e privadas ofertantes de cursos na área de saúde.
Pela sua robustez e atualização tecnológica, posiciona-se como um potente recurso informacional para o cadastro dos profissionais de saúde do setor público e mesmo de prestadores privados, podendo servir de fonte de informações confiáveis para serem utilizadas por quaisquer outros sistemas de informação do SUS.
Permite o cadastramento das ofertas de cursos formais ou outras iniciativas de educação permanente promovidos pelas instituições oficiais de ensino e pelos órgãos do SUS, dando visibilidade para os servidores e gestores interessados. Possibilita também a manifestação de interesse em oportunidades educacionais por parte dos profissionais de saúde e pelos gerentes de unidades de saúde, facilitando a captação de necessidades educacionais.
Os cursos de formação profissional, capacitações e processos educacionais das mais variadas naturezas podem ser registrados na Plataforma, com certificação digital fornecida pelas entidades certificadoras, possibilitando uma grande segurança e confiabilidade das informações. Os certificados de conclusão dos cursos poderão ser emitidos via Plataforma, acompanhados de chave de segurança que garante sua autenticidade.
Os usuários poderão também inserir registros de cursos que eles participaram em períodos anteriores à existência da Plataforma, autodeclarando as informações, bem como de experiências profissionais pregressas.


A Plataforma Arouca como ferramenta de gestão da educação

Os gestores poderão utilizar a Plataforma como uma potente ferramenta de apoio à gestão das ações de educação, tanto dos processos formais de formação profissional, quanto da educação permanente de seus servidores. Além de consultas específicas de relatórios pré-estruturados, ferramentas de tabulação multidimensionais foram incorporadas para facilitar o tratamento de grandes massas de dados.
As informações disponíveis na Plataforma poderão ser utilizadas para apoiar os processos de planejamento, monitoramento e avaliação das ações educacionais, possibilitando, dentre outras utilizações:
  • Maior conhecimento do perfil profissional de seus servidores;
  • Conhecimento do perfil das demandas de capacitação;
  • Conhecimento das ofertas educacionais existentes no seu território;
  • Monitoramento e avaliação das ações de educação promovidas pela instituição;
  • Mapeamento de profissionais com competências específicas comprovadas em temas ou conteúdos de interesse da gestão;
  • Rastreamento das trajetórias profissionais de egressos de cursos ou outros processos educacionais.

Nenhum comentário: