sexta-feira, 24 de junho de 2011

Simulação em Trauma

Alunos de medicina participam de simulado de acidente

sex, 17/06/2011 - 14:52
Na última terça-feira (14), os 114 alunos do segundo ano do curso de medicina participaram de uma simulação de acidente envolvendo três veículos com 17 vítimas, duas delas presas em ferragens. A simulação aconteceu no espaço interno do estacionamento interno da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Quem passava pelo local e via ambulâncias, corpo de bombeiro e resgate no meio de fumaça e pessoas espalhadas pelo chão achou tudo real.
As vítimas foram alunos que prepararam cada caso individualmente, com maquiagens e simulação das lesões, e o atendimento foi feito pelos próprios colegas de turma, que desconheciam o cenário do acidente e o estado de saúde de cada vítima. Após a triagem das vítimas, os “sobreviventes” eram encaminhados para o atendimento inicial no posto avançado montado nas arenas do prédio de Habilidades.
Está atividade é chamada de "Suporte básico de vida: desenvolvendo competências nos estudantes de medicina com extensão para a comunidade" e faz parte do “Módulo de Habilidades I” da disciplina de Cirurgia do Trauma do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Em 2011, este módulo passa por uma reformulação dentro de um projeto de pesquisa que foi contemplado para participar do Programa de Desenvolvimento Docente para Educadores Médicos - Instituto Regional de Educação Médica FAIMER Brasil.
O objetivo desta reformulação é oferecer um curso predominantemente prático, com participação ativa e interativa dos alunos, desenvolvendo as habilidades de trabalho em grupo e liderança, aplicando os conceitos de primeiros socorros. O exercício contou com o apoio da equipe da Renovias que cedeu a carcaça de um veículo batido para demonstrações de extricação, que foi realizada pelos funcionários da própria empresa. A equipe da Renovias é coordenada pelo doutor Eli Paulo Colombo Filho. A concessionária Rota das Bandeiras, coordenada pelo doutor e médico assistente da Disciplina de Cirurgia do Trauma, Rodrigo Barros de Carvalho, trouxe também vários funcionários para ajudarem na simulação.
O professor Gustavo P. Fraga, coordenador do curso que organizou o simulado para a graduação em medicina pela primeira vez, disse que “o treinamento superou as expectativas, com um grande envolvimento dos alunos, que se empenharam muito e aprenderam as noções básicas de atendimento num evento com múltiplas vítimas, importante na formação de todos profissionais da área de saúde”.
A segundanista Thais Zolini achou a simulação bem real e sentiu o clima de tensão que envolve um acidente. "Tivemos que socorrer os feridos, identificar o que eles tinham e prestar os primeiros socorros. Foi uma correria", disse.
A partir da próxima semana, os alunos estarão participando de um curso prático de Primeiros Socorros e ensinando noções básicas de atendimento de urgência para pessoas da comunidade e estudantes.
 FOTOS DO SIMULADO DE ACIDENTE:
   
  
  

Texto: Gustavo Fraga e Edimilson Montalti - ARP-FCM/UNICAMP
Fotos: Mário Moreira - CADCC-FCM/UNICAMP

Nenhum comentário: