quinta-feira, 23 de junho de 2011

Saúde Pública

Graduação em Saúde Pública


A Universidade de São Paulo aprovou graduação em Saúde Pública, com vestibular em 2011 e início do curso em 2012. Serão oferecidas 40 vagas e o curso ocorrerá no período vespertino, com a duração de oito semestres. Será conferido ao egresso do curso o Grau de Bacharel em Saúde Pública. A Saúde Pública orienta-se para a atenção aos agravos sobre a saúde das populações e, por isso, está intimamente relacionada com as disciplinas que estudam a saúde enquanto um fenômeno coletivo, constituído por aspectos históricos, demográficos, epidemiológicos, sociais, políticos e ambientais. Sua atuação é voltada para ações preventivas e para a promoção da saúde.

Ingresso
O ingresso no curso de graduação em Saúde Pública se dá mediante processo seletivo realizado anualmente pela FUVEST.

Perfil do Profissional
O Bacharel em Saúde Pública deve possuir formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, e ser capacitado a atuar pautado em princípios da ética no campo da Saúde Pública. Seu campo de atuação será o da dimensão coletiva da produção da saúde devendo desenvolver ações no campo da saúde ambiental, do controle das doenças e agravos, na promoção da saúde, no planejamento e na gestão de serviços, integrando conhecimentos existentes e produzindo novos conhecimentos, que resultem em melhora no estado de saúde da população e a redução nas desigualdades em saúde.

Área de atuação e mercado de trabalho
O profissional formado neste curso poderá atuar em análise de situação de saúde; gestão de sistemas e serviços de saúde; vigilância epidemiológica; vigilância sanitária; vigilância em saúde ambiental e saúde do trabalhador; educação em saúde; promoção da saúde, dentre outras atividades. Há boas perspectivas no setor público para atuar na formulação de políticas sociais de saúde e também na gestão de órgãos de saúde públicos e privados. O sistema suplementar, que engloba empresas de seguro - saúde e organizações médicas, instituições de meio ambiente e de saneamento e terceiro setor também devem absorver esse bacharel.

Projeto Pedagógico - Eixos temáticos
O curso está organizado em sete eixos, cinco deles formados por conjuntos de disciplinas, um destinado a atividades integradas e um a estágio curricular:
  I.       Ciências da Vida: Destinado às disciplinas que permitam o conhecimento da gênese, história natural e evolução dos agravos à saúde, que constituem a base técnica dos programas de prevenção e controle de doenças.
II.     Ciências Humanas e Sociais: Engloba disciplinas que discorrem sobre a dimensão sócio-cultural do processo saúde-doença e discutem o caráter histórico e político do campo da saúde.
III.   Epidemiologia, Estatística e Sistemas de Informação em Saúde:   Fornece instrumental para a produção e análise de dados com intuito de identificar problemas e agravos à saúde da população e seus determinantes,bem como fornece elementos para avaliação de programas e serviços de saúde.
IV.  Políticas Públicas, Planejamento e Gestão em Saúde Pública: As disciplinas que compõem esse eixo fornecem elementos para a discussão crítica e formulação das políticas públicas em saúde assim como de processos para seu desenvolvimento.
V.         Meio Ambiente e Saúde Pública: Neste conjunto de disciplinas, discute-se a relação saúde e ambiente assim como os processos de atuação do campo da saúde ambiental e da saúde do trabalhador. VI. Atividades Integradas: Módulos interdisciplinares que serão desenvolvidos durante os anos de graduação com o principal objetivo de integrar os conhecimentos adquiridos nas diferentes disciplinas por meio de atividades práticas, que favoreçam o contato com os serviços de saúde e a comunidade.
VI.      Atividades Integradas: Módulos interdisciplinares que serão desenvolvidos durante os anos de graduação com o principal objetivo de integrar os conhecimentos adquiridos nas diferentes disciplinas por meio de atividades práticas, que favoreçam o contato com os serviços de saúde e a comunidade.
VII.   Estágio Curricular: Permitirá ao aluno vivenciar o trabalho realizado nos diversos serviços de saúde pública ou ainda em serviços que apresentem uma forte interface com a saúde pública, completando sua formação e seu conhecimento sobre o campo de práticas da saúde pública. São obrigatórios: estágio supervisionado e um trabalho de conclusão de curso.

Realizando-se na Universidade de São Paulo, o curso abre também a possibilidade de uma formação mais ampla, permitindo aos alunos complementar sua formação agregando a seu currículo básico disciplinas optativas livres, de áreas como humanidades, artes, biológicas ou exatas, de acordo com sua vocação.



Um comentário:

Roberto disse...

Postei esta matéria porque considero que trata-se de um tema para muita discussão. Por exemplo, aonde o bacharel registrará o seu diploma? Qual o seu acesso aos cursos de pós-graduação sensu latu/sensu strictu? Ou pior, poderão egressos de cursos já tradicionais (como Medicina e Enfermagem) continar a concorrer a estas vagas na FSP?
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