quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde



A III Reunião Anual da Rede de Pesquisa em Atenção à Saúde foi marcada pela qualidade das apresentações e debates que apontaram estudos sobre educação e saúde, processo de trabalho, perspectivas das equipes de Saúde da Família e experiências exitosas em diferentes regiões do país. O evento foi realizado nos dias 13 e 14 de dezembro, em Brasília e teve a participação de 200 pesquisadores, que discutiram trabalhos já desenvolvidos e a importância desses resultados para a tomada de decisões no âmbito da Atenção Primária.
O desenvolvimento da Rede – que já conta com 1.500 cadastrados e os desafios desta também foram destacados pelos participantes. A Rede de Pesquisa foi criada com o objetivo de proporcionar a comunicação e articulação entre pesquisadores, profissionais, gestores e usuários da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil. Financiada pelo Ministério da Saúde, por meio do DAB/SAS, é gerenciada pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO). “A Rede é uma via de duas mãos para quem produz conhecimento, que são os pesquisadores, e para quem usufrui deste trabalho, que são os gestores e o s profissionais de saúde”, comentou Luiz Facchini, presidente da ABRASCO. Ele comemora o sucesso da parceria entre a Abrasco e o DAB/SAS, com a perspectiva de novas adesões, o que contribuirá para o intercâmbio de participantes estrangeiros.
Para a diretora do DAB/SAS, Claunara Mendonça, a Reunião não encerra as discussões, mas inicia um novo ciclo de questões a serem desenvolvidas. “O que faz o sucesso da Rede são os participantes, são pessoas comprometidas com a causa e de grande importância no cenário da saúde brasileira”, acrescentou. A Reunião também fortaleceu o vínculo entre Universidade e serviços de saúde, encerrando-se com a expectativa de ampliação da Rede para alunos do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde – Pet Saúde, desenvolvido pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde.
A programação da terceira edição da Reunião Anual da Rede de Pesquisa em APS também contou com o lançamento do livro “Trajetória da Saúde da Família no Brasil”, pelo Ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Também foi lançado o livro “Melhoria Contínua da Qualidade na Atenção Primária em Saúde”, e a exposição fotográfica Saúde da Família, no hall do subsolo do Edifício Premium.
Para 2011 a rede fará alterações em seu portal e iniciará os fóruns de debates entre seus participantes. 
 

Nenhum comentário: