sábado, 19 de dezembro de 2009

Pesquisa Clínica

UNESP inaugura centro para ensaios clínicos
Agência FAPESP  - 18/12/2009

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) inaugurou um novo centro para ensaios clínicos. A Unidade de Pesquisa Clínica (Upeclin) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (FMB) do campus de Botucatu (SP) passa a integrar o conjunto de 32 unidades brasileiras credenciadas para realizar pesquisas em seres humanos.
O novo centro, instalado em um prédio de 600 m², conta com dez consultórios e oito leitos e contou com investimentos de R$ 1,2 milhão. A unidade foi financiada pelos ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos.
A iniciativa integra o projeto da Rede Nacional de Pesquisas Clínicas em Hospital de Ensino (RNPC). Além da nova unidade da Unesp, a rede possibilitou a construção de outros 18 centros vinculados a instituições universitárias. Foram incorporados também 13 laboratórios que já possuíam infraestrutura adequada para pesquisas em humanos. Com isso, a rede nacional soma 32 unidades credenciadas.
Segundo a Unesp, ensaios clínicos propostos pela indústria farmacêutica já estão em andamento, além de outros cinco estudos da rede nacional de pesquisa do Ministério da Saúde, que tratam de doenças cardiovasculares, cirurgia de redução de estômago, leishmaniose visceral e diabetes.
As pesquisas encaminhadas devem ser vinculadas a um pesquisador da área da saúde e ter fonte própria de financiamento. Elas podem ser propostas por todas as unidades da Unesp e por outras instituições, além do governo e da iniciativa privada, desde que sigam todos os preceitos éticos internacionais.

Mais informações: www.unesp.br

Nenhum comentário: