quarta-feira, 5 de novembro de 2008

61% dos alunos de medicina são reprovados em exame do Cremesp

Percentual de reprovação praticamente dobrou em quatro anos.
De 679 participantes, apenas 262 foram aprovados.

O índice de reprovação dos estudantes de medicina no Exame do Conselho Regional de Medicina (Cremesp) atingiu 61% em 2008. A prova foi aplicada em agosto e setembro deste ano, em sua quarta edição. O percentual de reprovados praticamente dobrou desde o primeiro exame - passando de 31% em 2005 para 61% em 2008.
A primeira fase teve 934 inscritos e 679 candidatos que efetivamente fizeram a prova. Desse total, somente 262 participantes (39%) foram aprovados para a segunda fase.
Para ser convocado para a segunda etapa, quando é aplicada a prova prática, é preciso acertar o mínimo de 60% da prova objetiva da primeira fase, o que corresponde ao acerto de 72 questões, de um total de 120. Dos 262 aprovados na primeira fase, 231 compareceram à segunda fase. Destes, 24 foram reprovados.
O número de participantes na quarta edição do Exame do Cremesp corresponde a cerca de 30% do total de estudantes que cursam o 6º ano de medicina no estado. Segundo o Cremesp, ainda é grande a resistência e o boicote ao exame por parte de dirigentes, professores e alunos de algumas escolas.
Atualmente, 31 escolas médicas estão em atividade em São Paulo e 24 delas formam cerca de 2.300 alunos por ano. As demais, abertas há menos de seis anos, ainda não formaram suas primeiras turmas.O Exame do Cremesp não é como a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A avaliação não é pré-requisito para o exercício profissional do médico e tem caráter voluntário.
Para o Cremesp, o exame indica a deterioração da qualidade no ensino médico em São Paulo. Segundo a instituição, devido ao caráter facultativo do exame, supostamente os alunos mais bem preparados demonstram maior interesse em participar da avaliação.
Média de acertos
A média de questões respondidas corretamente na primeira fase do exame de 2008 foi de 60,93%. O participante com nota mínima acertou 42 questões e a maior nota foi o acerto de 102 questões (dentre 120 questões).Abaixo de 60% de acertos o resultado por área de conhecimento é considerado insatisfatório. No exame de 2008, o desempenho acima de 60% ocorreu apenas nas áreas de saúde pública, bioética e saúde mental. Os estudantes demonstraram deficiências em campos como pediatria, obstetrícia, ginecologia e clínica médica.
Escola particular vai pior
No resultado da primeira fase, o índice de reprovação foi maior entre os cursos de medicina privados. Dentre os alunos de escolas privadas, 32,5% foram aprovados; já dentre os de escolas médicas públicas, 54,1% tiveram aprovação na primeira fase.
Na comparação das médias de acertos por áreas de conhecimento os participantes que cursaram escolas médicas públicas também tiveram melhor desempenho.
Dentre as instituições com participação representativa, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) foi a primeira colocada, com 64% de aprovação na primeira fase. Em seguida, aparecem a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com 56% de aprovados, e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com 52% dos candidatos convocados para a segunda fase.
Em dez anos, de 1998 a 2007, o número de denúncias protocoladas no Cremesp aumentou em 140%, muito acima da taxa de crescimento de médicos inscritos (42%) e da taxa de crescimento da população do Estado no mesmo período (12%).

2 comentários:

Roberto disse...

Este dado é importante mas não revela o processo. O diagnóstico é bom mas não propõe nenhum tratamento.
Algumas questões: Por que os médicos estão sendo mal formados? O que mudar? Como mudar? O que alguém que formou em Medicina poderá fazer se não obtiver a inscrição no CRM? Como impedir que alguém que fez 6 anos (mesmo que ruins) trabalhe ilegalmente, sem CRM? Como impedir que médicos sub-empreguem os reprovados? Como evitar que os internos foquem mais o Exame de Ordem que o internato?

"É melhor produzir pepinos retos do que ter que endireitar os tortos". Precisamos avançar na avaliação qualitativa e propositiva durante a graduação. Talvez tenhamos que romper com o receio (ou comodismo) de reprovar aqueles que não merecem prosseguir. É preferível reter um aluno na série do que vê-lo reprovado pela vida.

Bete disse...

Para aqueles que queiram ver a pesquisa e resultados, com gráficos, é só acessar o site do Cremesp. Lá eles mostram inclusive as questões com maior índice de erros.