sexta-feira, 14 de novembro de 2008

14 de Novembro: Dia Mundial do Diabetes

Brasil pintado de azul contra o Diabetes!

Informativo DAB/MS 2008 13/11/2008


14 de novembro, essa foi a data escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para lembrar ao mundo a luta contra uma doença que mata milhões de pessoas por ano : o Diabetes.

A instituição do Dia Mundial do Diabetes foi uma tentativa de conscientizar e alertar os governos a definirem políticas e suporte adequado para seus portadores. O tema escolhido para esse ano foi, pela segunda vez consecutiva, “Diabetes nas crianças e adolescentes” visando conscientizar, sobretudo, pais, professores, e profissionais de saúde para um incremento considerável no número de crianças com a doença.

O número de crianças portadoras de Diabetes tipo 1 cresce a uma média anual de 3% e o de Diabetes tipo 2, antes considerada uma doença de adultos, vem aumentando vertiginosamente graças aos sedentarismo, obesidade e hábitos alimentares inadequados de meninos e meninas mundo afora.

Para chamar a atenção para o problema, desde 2007, no dia 14 de novembro, símbolos turísticos de todo o planeta são iluminados em azul. Os prédios tingidos de luz azul são símbolos de esperança para doentes de todo o planeta. 500 monumentos, em 25 países, brilharão em azul em 2008. No Brasil, conhecidos cartões postais nacionais, como o Elevador Lacerda em Salvador, o Maracanã e o Cristo Redentor no Rio de Janeiro ganharão a tonalidade símbolo da luta contra o diabetes na sexta-feira, dia 14 de novembro de 2008.

É papel importante dos pais e educadores, em épocas de internet e jogos eletrônicos, incentivar a prática de atividades físicas e hábitos alimentares saudáveis em crianças e adolescentes para evitar a doença. A doença pode deixar seqüelas como cegueira, perda da função renal e complicações neuro-vasculares. Caso o diabetes não seja identificado nos primeiros anos ele pode matar.

O Diabetes já se configura como a epidemia do século. 246 milhões vivem com diabetes em todo o mundo, esse número, segundo estimativa da OMS, deve chegar a 380 milhões em menos de 18 anos.

O Brasil contra o Diabetes

Segundo o Sistema de Monitoramento de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas não Transmissíveis (VIGITEL), dados de 2007, 5,2% da população adulta brasileira é portadora de diabetes. Esse número chega a 18,6% na população idosa.

A taxa de mortalidade dos portadores da doença é alta e gera um ônus social e financeiro considerável ao país.

Tendo em vista esse impacto, o Ministério da Saúde(MS) implementa estratégias de saúde pública eficientes para previnir o Diabetes através do cuidado integral de forma resolutiva e de qualidade. Promoção à saúde, prevenção, diagnóstico, tratamento, capacitação de profissionais e assistência farmacêutica, entre outras, são ações adotadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o cuidado do portador da enfermidade. Essas ações são finaciadas e executadas pelos governos municipais, estaduais e federal, sobretudo na rede básica.

A rede de atenção básica distribui gratuitamente medicamentos essenciais aos portadores de Diabetes, como insulina, por exemplo. Capacita profissionais de saúde e também fornece seringas e lancetas para aplicação de insulina.

Além disso,a rede básica acompanha 1.9 milhão de portadores de Diabetes e Hipertensão cadastrados pelo programa SIS-Hiperdia.

O estímulo à atividade física é uma das ações preconizadas pela Política de Promoção à Saúde, bem como pelo Programa Saúde na Escola que obejetivam promover a saúde de crianças e adolescentes em idade escolar através de atividades físicas e ações preventivas às doenças como hipertensão, Diabetes, além de deficiências visual, auditiva e psicológica.

Alimentação saudável e práticas físicas adequadas são essencias para prevenção primária de Diabetes.

Em abril de 2009 o MS iniciará o processo de capacitação de uma rede de tutores de Educação em Saúde para o auto-cuidado para o portador de Diabetes e suas famílias.

Nenhum comentário: