terça-feira, 17 de junho de 2008

O SUS em Construção

O SUS em construção

Beto Durán - CEBES (Londrina)

Este ano o SUS, Sistema Único de Saúde, completa 20 anos. Enganam-se os que pensam que o SUS já está construído em definitivo. Sua construção se dá de acordo com o processo de saúde-doença de nossa população. Após muitos avanços e conquistas, o SUS vive ainda hoje seu constante gargalo, o financiamento.
Desde sua conquista, o SUS e seus usuários sofrem com um financiamento inadequado e instável que impede a universalidade e a resolutividade nos serviços básicos. Trabalhadores de saúde sofrem com baixos salários e com a limitação imposta por serviços mal geridos e sucateados. Mesmo neste contexto desfavorável, o SUS demonstra suas qualidades com imensa oferta de serviços e inclusão social. Em 2007 foram realizadas 2,7 bilhões de procedimentos ambulatoriais com 610 milhões de consultas e 403 milhões de exames laboratoriais. Tudo isto com um financiamento de US$236 por brasileiro ano.
Estes números não são apresentados com o objetivo de esconder os dados negativos do setor saúde ou para dizer que um financiamento melhor resolveria todos os problemas do SUS. Queremos sim demonstrar que o país que decidiu ter um sistema de saúde universal, deve priorizá-lo com um financiamento seguro e adequado. Os recursos para saúde devem ser entendidos como investimento na população brasileira e não gastos sem retorno.
Uma gestão dos serviços de saúde mais eficiente e transparente também deve ser pautada em nossas discussões. A qualidade do atendimento e sua humanização deve ser o elo entre trabalhadores de saúde e usuários do sistema, sendo o usuário o centro de nosso modelo de atenção e de nossos esforços.
O Centro Brasileiro de Estudos em Saúde – CEBES núcleo Londrina é a favor da Emenda Constitucional 29 aprovada pelo Senado. Acreditamos que sua aprovação é possível sem a criação da Contribuição Social da Saúde. Defendemos um SUS universal, humanizado e com qualidade para todos os cidadãos.
Devemos conhecer o SUS não para aceitá-lo, mas para assumir o compromisso de todo cidadão em sua construção. A população possui direitos garantidos e deveres assumidos com o controle social e deve atuar em parceria com os gestores na identificação de problemas e construção de soluções. Sua participação crítica, reflexiva e propositiva é essencial para a construção de nosso ainda inacabado SUS.

Alberto Durán González – CEBES Núcleo Londrina.
[ betoduran_fbq@yahoo.com.br – (43) 9916-8297 ]

Um comentário:

Roberto disse...

Muito pertinente o artigo, nestes tempos em que o debate sobre a EC29e sobre a volta de um tributo para a Saúde (CSS) ocupam o noticiário. O SUS, apesar de jovem, herdou alguns vícios de gestão e não incorporou (ainda) princípios de administração pública moderna como a Avaliação e monitoramento. Assim, o pouco (pouco mesmo?)dinheiro existente sempre corre o risco de não ser bem empregado.
Aproveito para parabenizar o Beto e estimular todos os leitores a postar arigos e comentários.