quinta-feira, 19 de maio de 2016

Clementino Fraga Filho





Homenagem ao Prof. Clementino Fraga Filho





Um dos maiores nomes da história do Hospital do Fundão, Clementino Fraga Filho faleceu no dia 11 de maio, aos 98 anos. O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho presta toda solidariedade aos familiares e amigos desse médico e professor.
Abaixo, confira a carta escrita por familiares do primeiro diretor-geral do Hospital.
Carta da família
“A vida de uma instituição depende de muitas vidas que a ela se dedicam”. Assim, escreveu professor Clementino Fraga Filho na abertura do livro em que narra a implantação do Hospital Universitário, um fato histórico para a Universidade e sua Faculdade de Medicina.
Os que acompanharam sua trajetória acadêmica puderam testemunhar que tal afirmativa está em harmonia com o exemplo que ele próprio legou aos colaboradores e alunos. Sua vida pessoal se entrelaçou à vida da nossa Universidade. Nela se formou, em 1939, e a ela serviu como médico, professor e administrador no curso de quase 50 anos. O sentido de compromisso com a instituição foi constante no curso do tempo.

Eleito vice-reitor, em 1966, assumiu pouco depois a reitoria, em razão do afastamento de Raymundo Moniz de Aragão, nomeado Ministro da Educação e Cultura. Voltou a ocupar o cargo, em 1969, em virtude da renúncia de Aragão. Sua passagem pela reitoria coincidiu com o período de estudos para a Reforma Universitária, na qual teve destacada participação, e com a vigência do regime militar. Em período conturbado, soube manter com equilíbrio a intransigência na defesa da instituição e a tolerância com as manifestações estudantis.

A vitoriosa experiência no Serviço de Clinica Médica, associada à devoção à entidade e às características de líder, estará na origem da indicação unânime da Congregação da Faculdade de Medicina para dirigir a instituição e, paralelamente, conduzir os trabalhos da comissão especial para a implantação do Hospital Universitário, designada pelo reitor. Foi seu primeiro diretor e manteve-se no cargo até 1985, como a consolidar a tarefa.

Nunca se afastou da prática médica, convencido de que o exercício paralelo da atividade docente e da clínica aprimorava a qualidade de ambas. Exerceu a clínica enquanto a saúde permitiu e, após seu afastamento, não foram raros os instantes em que confessou a falta do contato e a saudade dos pacientes, que deram sentido a sua vida, que o fizeram se sentir útil.

Paralelamente aos encargos na Universidade e à prática médica, integrou, sucessivamente, a Comissão de Ensino Médico do Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional de Saúde e o Conselho Consultivo de Administração da Saúde Previdenciária (CONASP), assim como exerceu a Presidência da Associação Brasileira de Educação Médica. Tais posições lhe permitiram ampliar a ação em benefício da qualidade da formação dos médicos e da prestação de serviços em saúde.
Na doença, manteve comportamento exemplar. Cordato, sorriso amável, trato cortês, sem amargura visível, sem queixumes. Manifestou, por vezes o cansaço dos dias tornados longos pela inatividade. Na madrugada de ontem, faleceu, serenamente, em sua casa, aos 98 anos de idade.
Dos três filhos, um seguiu-lhe o exemplo. Eduardo Gordilho Fraga é Coordenador das Atividades Educacionais do Hospital que tem hoje o nome de seu Mestre, por decisão unânime do Conselho Universitário, a título de reconhecimento e permanente homenagem.
Eduardo Fraga




* Clementino Fraga Filho foi responsável pela inauguração do Hospital Universitário da UFRJ que hoje leva o seu nome. Foi também titular da Academia Nacional de Medicina e presidente da ABEM - Associação Brasileira de Educação Médica (1980-1982).

Nenhum comentário: