segunda-feira, 13 de abril de 2015

Informatics for Health



Percepções dos enfermeiros sobre o uso do computador no trabalho




Foi publicado na última edição da Revista Brasileira de Enfermagem um artigo científico sobre a percepção dos enfermeiros em relação ao uso do computador no trabalho. O estudo foi realizado pela Profa. Dra. Laura Misue Matsuda e Profa. Dra. Ieda Harumi Higarashi, doDepartamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e também pela Profa. Dra. Yolanda Dora Martinez Évora e pela Profa. Dra. Andréa Bernardes, ambas do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). O uso de recursos computacionais pela equipe de enfermagem tem sido adotada em grande parte dos hospitais brasileiros, com o intuito de monitorar os pacientes através de um controle clínico mais detalhado, melhorando a gestão dos recursos financeiros e a qualidade do atendimento dos internados.
O estudo realizado foi do tipo descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa, realizado no período de novembro de 2012 a janeiro de 2013, em um hospital público geral de média complexidade, localizado no interior do Estado de São Paulo. A instituição conta com um total de 51 leitos e possui sistemas informatizados implantados em todos os setores. O quadro da Enfermagem, à época, era formado, por 26 enfermeiros e 85 auxiliares de enfermagem.

A pesquisa contou com a participação de 14 enfermeiros do hospital e a coleta de dados foi efetuada através de entrevista gravada e diário de campo. Os dados foram analisados de acordo com a técnica Análise de Conteúdo. Das entrevistas emergiram seis categorias temáticas abordando aspectos positivos tais como: rapidez, legibilidade e exatidão das informações; maior segurança do paciente e melhorias na qualidade do cuidado. Dentre os aspectos negativos se destacaram a conduta de copiar e colar as Prescrições Médicas e de Enfermagem; falta de computadores e distanciamento na relação enfermeiro-paciente.

Apesar das fragilidades relatadas, os enfermeiros manifestaram-se favoráveis ao uso da tecnologia computacional no trabalho e indicaram-na como recurso indispensável à qualidade do cuidado.  Conforme indica a literatura, a informática em enfermagem não se restringe apenas ao uso do computador, mas também ao impacto da informação e do gerenciamento da informação. Essa tecnologia processa grande quantidade de informações em tempo muito curto, proporciona rapidez e organização das informações e ainda resulta em margem de erro que se aproxima de zero.


Abstract

MATSUDA, Laura Misue; HIGARASHI, Ieda Harumi; EVORA, Yolanda Dora Martinez  and  BERNARDES, Andréa. Perception of nurses on the use of computer at the work. 
Rev. bras. enferm. [online]. 2014, vol.67, n.6, pp. 949-956. Epub Dec 2014. ISSN 0034-7167.  
http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2014670613.
The objective of this study was to apprehend the perception nurses have on the use of computer in the hospital environment. Took part in the study 14 nurses of a public hospital. Collection of data took place through recorded interview and Field Diary. Data was analyzed according to Content Analysis technique. Six thematic categories emerged from the interviews such as the one that approached the positive aspects: speed, legibility and accuracy of the information; patients' safety and; improvements in the quality of care. Among the negative aspects copy and paste the Medical Prescriptions and Nursing; lack of computers and the nurse distancing to the patient were highlighted. In spite of the fragilities, they were all in favor of the use of computer technology at the work and they pointed it as indispensable resource to the quality of care.
Keywords : Nursing; Nurses; Computers; Information System.  

Nenhum comentário: