quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Saúde Coletiva


Richa sanciona lei que declara de utilidade pública o iNESCO




Prof. Joao Campos, diretor-presidente do INESCO.

O governador Beto Richa sancionou nesta segunda-feira (21/10) a Lei número 425/2013 que declara de utilidade pública o Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (iNESCO). O instituto, com sede em Londrina, no Norte do Estado, promove a formação de profissionais de saúde, em graduação e pós-graduação e atua com organização dos sistemas e serviços de saúde, entre eles o SUS no Paraná.

Com a sanção da lei, o instituto poderá se inscrever em projetos e programas desenvolvidos pelo Governo do Estado e acessar recursos públicos estaduais. “É um privilégio sancionar esta lei, pelo que o instituto representa e contribui para a implantação de políticas públicas na área da saúde em nosso Estado”, disse Beto Richa.

Participaram da solenidade o diretor-presidente do iNesco, João Campos; o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior João Carlos Gomes; o prefeito de Paranaguá, Edison de Oliveira Kersten; o presidente do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) Florindo Dalberto, e representantes do instituto.

NOVAS INICIATIVAS - O diretor-presidente do Inesco, João Campos, destacou que o título de utilidade pública possibilita a ampliação dos projetos e a realização de novas iniciativas. “Temos projetos definidos para os próximos quatro anos e o título de utilidade pública abre a possibilidade de conseguirmos recursos para a execução”, afirmou Campos.

Entre os principais projetos estão a reativação da Revista Espaço para a Saúde, Dinamização da Coleção de Livros, Centro de Documentação e Memória sobre a Nova Saúde Pública no Paraná Dr. Walter Pecoits, Centro de Documentação e Pesquisa sobre a Saúde Pública em Londrina Dr. Dalton Paranaguá, VII Fórum Nacional sobre Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem na Formação Profissional em Saúde (que será realizado de 8 a 10 maio de 2014), II Congresso Paranaense de Saúde Pública (de 14 a 16 de agosto de 2014), Fórum Permanente de Debate sobre a Conjuntura Estadual de Saúde, Pró-Saúde Paraná, Parcerias Estratégicas em âmbito nacional estadual e projetos especiais de Esporte, Saúde e Cidadania em Ação.

O projeto de lei tem a autoria do deputado Gilberto Martin e a relatoria do deputado Tercílio Turini.

iNESCO – O Instituto foi criado em 30 de novembro de 1987 pelas áreas da Saúde Coletiva das Universidades Estaduais de Londrina, Maringá e Ponta Grossa. Era um núcleo de pesquisa e, antes mesmo de se constituir como instituto, ajudou a organizar o Sistema Único de Saúde no Paraná. Atualmente, o iNesco é formado por um quadro de associados individuais e institucionais. Os trabalhos da iNesco são desenvolvidos em quatro linhas principais: preparação de Recursos Humanos (ensino), prestação de serviços, geralmente consultorias (extensão), pesquisa e edição de publicações.

Nenhum comentário: