sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Integração graduação/ pós-graduação



UEM conquista prêmio do Guia do Estudante

Na foto (acima): o pró-reitor de Administração da UEM, Marcelo Soncini Rodrigues; o reitor
da UEM, Júlio Santiago Prates Filho; o ministro da Educação, Aloizio Mercadante; a professora 
Renata Corrêa Pascotto; e a chefe do Departamento de Odontologia, Marina Lourdes Calvo Fracasso.

A UEM foi a vencedora na categoria Integração entre Graduação e Pós-Graduação, do Prêmio Guia do Estudante – Destaques do ano 2012, na 8ª edição dos Prêmios Santander Universidades. A cerimônia de premiação ocorreu no último dia 21, no hotel Grand Hyatt, em São Paulo. 

Foram, ao todo, 49 finalistas que concorreram a prêmios divididos em quatro grandes pilares: Ciência e Inovação, Empreendedorismo, Universidade Solidária e Destaques do Ano – Guia do Estudante. No total, inscreveram-se mais de 10 mil projetos.

O projeto vencedor, encabeçado pelas professoras do Departamento de Odontologia (DOD) da UEM, Renata Corrêa Pascotto e Mitsue Fujimaki Hayacibara, é fruto de um trabalho em equipe. Buscando a integração entre os alunos da graduação e da pós-graduação, os coordenadores foram equipes de trabalho compostas por docentes, pós-graduandos e graduandos dos três últimos anos do curso. No início de cada ano letivo, todos os alunos da graduação em atividades clínicas são divididos em equipes (uma dupla de cada ano), co-tutoradas por mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Integrada e tutoradas por docentes.

As equipes têm reuniões quinzenais, quando discutem o planejamento integrado de casos em atendimento. Além de encontros bimestrais, com participação de todos os docentes, mestrandos e graduandos, quando cinco equipes apresentam um seminário. O objetivo geral é discutir planejamentos integrados dos casos clínicos de pacientes assistidos pela Clínica Odontológica e pelo Estágio Supervisionado.

Para a professora Renata Corrêa Pascotto, o prêmio é uma conquista de todo o grupo envolvido no trabalho desenvolvido no curso. Segundo ela, a decisão por inscrever o projeto foi em razão de sentir o potencial do trabalho, balizado por uma proposta inovadora, desenvolvida em equipe, e que atende às diretrizes curriculares nacionais para a área. Na opinião da coordenadora, a conquista projeta, em nível nacional, o nome da UEM e do curso.

O reitor Júlio Santiago Prates Filho parabenizou as professoras Renata Corrêa Pascotto e Mitsue Hayacibara e também o Departamento de Odontologia pela conquista. Para ele, “isto mostra a qualidade do nosso corpo docente e a excelência do curso de graduação e de pós-graduação em odontologia. Sem dúvida, esta premiação colocou mais uma vez em destaque a UEM entre as principais universidades do Brasil”. O reitor enfatizou, ainda, que a iniciativa patrocinada pelo Santander é uma das principais premiações para as universidades brasileiras.

Nenhum comentário: