Teoria de resposta ao item avalia habilidade e minimiza o “chute”     
A teoria da resposta ao item (TRI), metodologia de avaliação usada pelo  Ministério da Educação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não  contabiliza apenas o número total de acertos no teste. De acordo com o  método, o item é a unidade básica de análise. O desempenho em um teste  pode ser explicado pela habilidade do avaliado e pelas características  das questões (itens).
 A TRI qualifica o item de acordo com três parâmetros:
           • Poder de discriminação, que é a capacidade de um item distinguir os          
              estudantes que têm a proficiência requisitada daqueles quem não a têm ;
           • Grau de dificuldade ;
           • Possibilidade de acerto ao acaso (chute)
Essas características permitem estimar a habilidade de um candidato avaliado e de garantir que essas habilidades, medidas a partir de um conjunto de itens, sejam comparadas com outro conjunto na mesma escala, ainda que eles não sejam os mesmos e que haja quantidades diferentes de itens usados para o cálculo.
 Com a TRI, não é possível comparar o  número de acertos em uma área do conhecimento com o de outra. Pela  teoria, o número de questões por nível de dificuldade em cada prova e as  demais características dessas questões afetam o resultado. Dessa forma,  acertar 40 itens em uma área não significa, necessariamente, ter uma  proficiência maior do que em outra, cujo número de acertos tenha sido  35. Além disso, por serem áreas do conhecimento distintas, não é  possível fazer uma relação direta entre as escalas de proficiência.
  A TRI pressupõe que um candidato com um certo nível de proficiência  tende a acertar os itens de nível de dificuldade menor que o de sua  proficiência e errar aqueles com nível de dificuldade maior. Ou seja, o  padrão de resposta do participante é considerado no cálculo do  desempenho.
 Entre as vantagens metodológicas da TRI está a  possibilidade de elaboração de provas diferentes para o mesmo exame.  Essas provas podem ser aplicadas em qualquer período do ano com grau de  dificuldade semelhante e permitem a comparabilidade no tempo.
  Outra característica da TRI é não ter um limite inferior ou superior  padrão entre as áreas de conhecimento. Isso significa que as  proficiências dos participantes não variam entre zero e mil. Os valores  máximos e mínimos de cada prova dependerão das características dos itens  selecionados. No Enem, somente a prova de redação tem esses valores  pré-estabelecidos, uma vez que a correção não é feita com base na TRI.
 Confira a tabela com as proficiências mínimas e máximas obtidas pelos participantes em cada área do conhecimento no Enem de 2011.

Um comentário:
Lá no meu blog tem algumas explicações sobre TRI:
http://carloscollares.blogspot.com/2011/01/teoria-de-resposta-ao-item-tri-e-o-enem.html
http://carloscollares.blogspot.com/2012/01/o-que-eu-nao-consigo-entender-e-como.html
Espero que gostem.
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