domingo, 23 de outubro de 2011

Determinantes Sociais da Saúde

Fonte: Equipe CMDSS


Foi divulgada no encerramento da Conferência Mundial sobre os Determinantes Sociais da Saúde, no Forte de Copacabana, a Declaração do Rio. O documento, disponível neste portal, destaca cinco áreas de ação. Alexandre Padilha, ministro da Saúde, esteve presente e falou durante a apresentação do texto.

Maria Guzenina Richardson, vice-presidente da Conferência, também comentou o documento. “O tópico da Conferência é muito rico para todos os países do mundo. E enfrentamos os mesmos desafios em todo o planeta. Saúde e outros problemas estão ligados aos Determinantes Sociais. Sempre que esse número de pessoas tão determinado se reúne, há esperança”, destacou.

“O acesso à saúde é também um tema de relevância no contexto de desenvolvimento sustentável. Tema em questão na Rio +20. A conferência que encerramos hoje é um importante passo no caminho da Rio +20″, lembrou o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota. Ele agradeceu ao  coordenador geral do Pro-Isags e ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão,  pelo empenho em sua gestão à frente do Ministério,  à Paulo Buss, Diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (CRIS),  e aos representantes de ONGs presentes pelo comprometimento e participação diante  das propostas da CMDSS.

Patriota encerrou seu discurso com a frase: Todos pela equidade. Equidade para todos.




Referência Bibliográfica


WHO-World Health Organization. Rio Political Declaration on Social Determinants of Health. Rio de Janeiro: WHO; 2011.

3 comentários:

Roberto disse...

Durante a Conferência Mundial sobre DSS e suas discussões, vivemos um momento histórico da maior importância para a Saúde. Parabéns à OMS e seus países membros por porem estas questões em destaque em suas agendas.
A Declaração do Rio entra no rol das grandes referências em saúde, junto com as Declarações de Alma-Ata ’78 e Ottawa ’86.

Maria Lucia Jorge disse...

Obrigada por divulgar este momento histórico, quando o homem reconhece a importância do ser individual para o coletivo, quando é evidenciado o conceito de que a felicidade da comunidade depende da garantia dos direitos de cada um.
A cada passo, em cada marca desta mudança, registra-se o inicio de uma sociedade melhor, um mundo melhor. Um mundo mais humano, mais justo, mais vivo!

Roberto disse...

Meus caros, a pedido da grande amiga, Profª Eliana Goldfarb Cyrino, segue o link para o documento em Português. Espero que esta versão fomente ainda mais o debate sobre este importante tema.
http://cmdss2011.org/site/wp-content/uploads/2011/12/Decl-Rio-versao-final_12-12-20112.pdf