terça-feira, 27 de setembro de 2011

Revalidação de diplomas estrangeiros

 

Governo debate revalidação de diplomas de medicina alcançados em Cuba


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reuniu-se na sexta-feira (23/9), em Cuba, com estudantes de medicina brasileiros que estão se graduando em instituições cubanas.
O encontro foi realizado na Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM) com o intuito de debater a revalidação dos diplomas cubanos, para que os profissionais possam exercer a medicina do Brasil. As informações são do Ministério da Saúde.
De acordo com o texto do Ministério, o ministro tratou de parceria com a ELAM para permitir que estudantes brasileiros que cursaram medicina em Cuba, ao voltarem para o Brasil, “façam aprimoramento do seu currículo sob supervisão de instituições brasileiras, para fazer a revalidação do seu currículo e poder trabalhar como médico no Brasil.”
Participou também da reunião o vice-presidente de Saúde Pública de Cuba, Roberto Gonzales Martín.
- Esses médicos, ao voltarem para o Brasil, ficarão um tempo nas faculdades estaduais fazendo aprimoramento supervisionado, mas já em serviço, trabalhando. É mais uma medida para ampliar o número de médicos nas regiões onde há carência: nos municípios do interior, ou nas regiões mais pobres das grandes cidades.
Segundo ele, os cerca de 500 médicos brasileiros formados em Cuba em processo de revalidação do diploma no Brasil vão se beneficiar da parceria com a Elam.
O ministro visitou também dois centros de pesquisa cubanos – o Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB) e o Centro de Imunologia Molecular (CIM) -, que estão conduzindo estudos e desenvolvendo medicamentos envolvidos nos acordos de cooperação assinados quinta-feira entre Brasil e Cuba.
Os acordos abrangem 58 pesquisas e 12 produtos de alta tecnologia para tratamento de doenças como câncer, diabetes.

Revalida
Um novo modelo de revalidação de diplomas, cuja primeira edição ocorreu neste ano, está sendo implantado no país. O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas (Revalida) permitirá aos formados em instituições estrangeiras validarem seus diplomas com mais uniformidade e em até um ano.
A primeira etapa do exame, composta de provas objetivas e discursivas, foi realizada no dia 11 de setembro, e deverá ter seu resultado divulgado no próximo dia 3.
A segunda e última fase da seleção está prevista para o dia 15 de outubro, e avaliará as habilidades clínicas práticas dos candidatos.

Nenhum comentário: