quinta-feira, 3 de junho de 2010

Revalidação de diplomas médicos estrangeiros

Projeto-piloto avaliará 502 candidatos à revalidação do diploma médico obtido no exterior
Fonte: Agência Saúde

O novo exame para revalidar diplomas de medicina obtidos no exterior, lançado pelos Ministérios da Saúde e Educação, em 2009, teve 502 candidatos inscritos. Participam do projeto-piloto candidatos de 24 países diferentes, das Américas, Ásia e Europa. Desse total, 237 candidatos estudaram na Bolívia, 154 em Cuba e 24 no Peru. Por lei, o médico que não for graduado em uma universidade de medicina brasileira precisa ter seu diploma revalidado para atuar no país.
"O objetivo do projeto-piloto é oportunizar a habilitação desses médicos para atuarem no Brasil, por meio de um exame que irá avaliar qualitativamente a formação desse candidato", afirma o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Francisco Campos. A Universidade Federal do Ceará (UFC) foi a que recebeu o maior número de inscritos (99), seguida da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com 52 e da Universidade Federal do Acre (UFAC), com 48 inscritos. As universidades da região Nordeste receberam 164 inscrições e a região Centro-Oeste, 116. Na região Norte, somaram-se 91 inscritos; na região Sul, 80; e na região Sudeste, 58. No país existem cerca de 181 cursos de medicina, entre universidades públicas e privadas. No total, inscreveram-se 628 candidatos, porém 502 participantes apresentaram os requisitos necessários para participar do piloto. A portaria nº 150 com a lista dos nomes dos candidatos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), no dia 26 de maio. Participam do projeto piloto candidatos brasileiros e estrangeiros, sendo que a única exigência diferente feita aos estrangeiros é fluência em língua portuguesa.
O projeto é para todos que estudaram medicina no exterior e querem submeter-se à revalidação do seu diploma no Brasil. A melhora dos processos tem o objetivo de garantir uma avaliação mais justa e efetiva dos candidatos. Ao todo, participam 24 universidades públicas em todo o país.
Até o momento, quem queria revalidar o diploma obtido no exterior procurava uma universidade pública e enfrentava distintos procedimentos de análise de documentos ou avaliação. Uma tramitação que pode se estender por até seis anos. Com o novo formato, o interessado pode se inscrever no processo de avaliação, apresentando a documentação necessária. Até o final desse primeiro semestre serão realizadas as provas, e o candidato que for aprovado nas duas etapas obterá a revalidação de seu diploma pela universidade em que se inscreveu.

PROJETO-PILOTO - Esse novo processo de revalidação dos diplomas é uma iniciativa dos Ministérios da Saúde e Educação. A coordenação do exame ficará sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação, que também divulgará o calendário e locais das etapas de avaliação. A primeira prova será escrita e a segunda, de habilidades clínicas. Os candidatos podem consultar os assuntos que serão cobrados no exame na Matriz de Correspondência Curricular. Os candidatos com inscrição homologada seguiram as condições estabelecidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais: ter concluído o curso de medicina em universidades cujas graduações fossem reconhecidas pelo órgão competente em seus respectivos países. Além disso, os cursos concluídos no exterior precisavam ter carga horária mínima de 7,2 mil horas, período mínimo de duração do curso de seis anos e estágio prático/internato correspondendo a 35% da carga horária total do curso.
A participação no projeto é facultativa, tanto para as universidades quanto para os candidatos à revalidação dos diplomas. Esse projeto piloto não anula o mecanismo atual de revalidação de diplomas, que é feito por diversas universidades públicas do país.

18 comentários:

Anônimo disse...

oi! eu ja estava achando estranho não achar aqui o tema "revalidação de diploma", rs

só passei para fazer uma observação: o primeiro semestre de cada ano acaba, "por costume", quando acaba o mes de junho, e até o momento não existe edital publicado sobre essa prova(não ha data nem local), cômico isso não?! Só o que falta é anunciar que a prova vai ser depois de amanhã ou quem sabe amanhã mesmo, todos juntos la em Brasilia, para todos os inscritos sairem correndo de casa para ver se da tempo de chegar para fazer a prova.
Sera que não persebem que esse tipo de coisa gera muita tensão/ anciedade? ou é essa a intenção deles? - desequilibrar o "oponente". Ha! mais uma dado interessantissimo a UFPA diz ter realizado uma prova desse mesmo projeto piloto no dia 28 de fevereiro, para apenas 30 candidatos. estranho que ninguem explica essa noticia.

um braço!

Roberto disse...

Oi, Anônimo(a)!
Não dá para manter uma discussão sobre Educação Médica e esquecer de um tema tão importante. Temos centenas de brasileiros cursando Medicina no exterior, principalmente na América Latina, além de estrangeiros interessados em emigrar para o Brasil. O projeto-piloto foi uma boa iniciativa mas ainda apresenta muitos problemas como você apontou.
Na UEM, optamos por aguardar um amadurecimento do processo antes de aderir.
Reforço o convite para uma participação mais ativa, inclusive no debate das outras matérias. Um abraço!

Anônimo disse...

A melhor facudade pra revalidaçao de diploma medico , seria a UFMT,pois tem seu edital todo completo, data de prova, conteudo de prova,eles deveriam pegar o exemplo da UFMT e aprender com eles! Esse projeto piloto...sairá do papel ou não..ou é só uma conversa fiada! Como sera a prova, aonde sera, uns dizem em brasilia outros dizem que será ondem fizeram as inscrições! Espero que tennham mas respeitos com os Medicos revalidandos!

Roberto disse...

Anônimo,
Uma das Escolas que auxiliou o desenho do projeto-piloto foi a UFMT. Espero que a experiência deles contribua para que esta proposta dê certo.
Até onde conheço o projeto, o INEP vai montar uma prova teórica a ser aplicada simultaneamente em todas as IES que optaram pelo piloto. Os candidatos aprovados nesta fase seriam convocados para uma segunda etapa prática em Brasília. Se não mudou, é isto.

Anônimo disse...

Oi! gostaria de saber se os comentários de que as provas do Projeto pilot serão realizadas em agosto e em Brasilia procedem de fonte segura.
Quem tiver esta informação anuncie. deixe aqui seu recado.
agradeço

Roberto disse...

Caro(a) Anônimo(a), a última discussão sobre o tema em que participei foi no início de julho durante o Fórum de Ensino do CFM, em que estava presente a Profª Ana Estela Haddad da DEGES/SGTES. Não houve uma confirmação de datas mas a proposta segue a mesma. Também aguardo ansioso notícias mais detalhadas e atualizadas.

DANIEL disse...

ATE AGORA NAO TEMOS NENHUMA DATA PROVAVEL DE PROVA, SO QUE TEM QUE SER EM BRASILIA A VERDADE ISSO E UM PROBLEMA, TOMARA QUE NAO SEJA SOBRE A HORA. JA PENSARAM 505 MEDICOS EM BRASILIA, O MESMO DIA, O MESMO LUGAR, A MESMA HORA, COMPLICADO NÉ... TOU DIZENDO 505 PORQUE FORAM APROVADOS MAIS 3 AGORA EM 13 JULHO, PORTARIA 207...

Anônimo disse...

... olá ...afinal, alguém sabe sabe se há uma data para a prova ou não?? ... obrigado

Unknown disse...

OI... QUERIA SABER SE EM BRASIL EXISTE ALGUMA LEI DO "SILENCIO ADMINISTRATIVO". OUTROS PAISES TEM LEIS, ONDE, UM DOCUMENTO OU PEDIDO FOI PARA O ESTADO, ESTE TEM DATA LIMITE DE 6 MESES PARA CONTESTAR. SE NAO TEM NEMHUMA RESPOSTA O PEDIDO ENTRA AUTOMATICAMENTE COMO ACEITADO, PELA LENTITUDE DA BUROCRACIA, ENTAO OS DOCUMENTOS JA FORAM APRESENTADOS EM ABRIL, SO FALTA UM MES... ALGUEM SABE DISSO, NAO TEMOS DATA DE PROVA ATE AGORAAAA...

Roberto disse...

Meus caros leitores,
Tentei descobrir alguma novidade sobre a prova mas infelizmente não obtive nenhuma informação nova. Parece que este piloto será mais uma obra "inaugurada antes de concluída". Se houver segundo turno na eleição presidencial, esta prova provavelmente não sairá este ano.
Leinad_956, sua ideia é muito interessante mas absolutamente impraticável no Brasil, terra da burocracia ...
Se souber de qualquer novidade sobre o projeto-piloto, ponho no blog para os interessados.

Anônimo disse...

Caros Sr(s) e Sra(S),
Ficarmos em bla bla...nao vai mudar a situaçao...Acredito que o INEP junto com as respectivas Universidades deveriam mandar a cada mês por e-mail o andamento deste Projeto Piloto para que fiquemos nemos anciosos com esta situaçao!!! ate pq pagamos uma inscriçao e este processo esta se rolando ha 6 meses, isso é um descaso com quem esta querendo fazer do seu TITULO valer...

Anônimo disse...

MEU CARO AMIGO ROBERTO, MAIS QUE UM PRAZER TER ESTE SITE COMO AJUDA, OBRIGADO. É O ÚNICO SITE QUE A GENTE TEM PELO MENOS PARA SABER ALGUMA NOTÍCIA. NA VERDADE A GENTE TA ESPERANDO DEMAIS... SABEMOS QUE DAS Eleições 2010... POREM A PROVA FOI MARCADA EM BRASILIA E TUDO TA ATRAPALHANDO, MAS TEM QUE DAR ALGUMA SOLUCAO... ATE BREVE

Roberto disse...

Continuo atento aos desdobramentos desta história. Se alguém tiver alguma novidade, utilize este espaço para divulgar para os outros interessados.

Anônimo disse...

Oi!

estou apenas deixando um site para vcs entrarem, acredito que seja uma data provavel para a prova. Assim falam que a primeira etapa será dia 24/10 prova escrita e caso aprovado passara por prova pratica no dia 04 e 05/11/2010.
www.ufac.br/homepage/noticias_2010/noticias_da_ufac/revalidacao.
acredito que meus e-mails para assessor do INEP fizeram jus!!! deixou de ser bla..bla.. ESPERO!!!

Robinson disse...

saiu a data da prova...mas corram...a inscrição para a prova é só até o dia 12 de outubro...

Unknown disse...

voces acham normal mandar um telegrama 10 dias antes da prova? Temos que voltar para o Brasil ràpidamente e nao sabemos atè hoje o estado e a cidade onde serà feito o exame....

leinad disse...

FIZ A PROVA, DIFICIL PARA CARAMBA (PROVA OBJETIVA), O GABARITO JA ESTAO NO SITE, TEM MUITA INCONGRUENCIA, MUITAS RESPOSTAS NAO ESTAO COM A REALIDADE DAS PERGUNTAS. AGORA A PROVA DISCURSIVA, TIRO O CHAPEU POR ELA, O BASICO DO QUE O MEDICO TEM QUE SABER, PERGUNTAS CHAVE. NA MINHA AULA, FALTARAM 14 MEDICOS QUE TINHAM SE INSCRITO. SO ESPERAR OS RESULTADOS...

Anônimo disse...

um fiasco, assim se resume esse projeto piloto... essa não passou de mais uma manobra do governo para negar a revalidação dos diplomas... simplesmente dos 520 inscritos...ninguém foi aprovado... será que o problema é dos médicos ou da prova ???? ...