domingo, 10 de janeiro de 2010

Ato médico


Senado Federal confirma: 62% da população é favorável ao Ato Médico  
Maioria dos votos em enquete é favorável ao texto do projeto que regulamenta exercício da medicina

A enquete realizada pelo site do Senado a respeito do projeto (PLS 268/02) que define as atividades privativas dos médicos foi a que mais recebeu votos dos internautas desde maio de 2009, quando esse tipo de consulta começou a ser feito pela Agência Senado e pela Secretaria de Pesquisa e Opinião Pública (Sepop) do Senado. A enquete ficou disponível em dezembro e recebeu 545.625 votos, dos quais 62% foram favoráveis ao texto do projeto na forma em que está tramitando atualmente e 38% foram contrários.
O PLS 268/02 define as atividades privativas dos médicos (o chamado "ato médico) e as que podem ser realizadas por outros profissionais da área de saúde. Já aprovado pelo Senado, o texto recebeu emendas da Câmara dos Deputados, que agora estão sendo analisadas pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
Considerado polêmico, porque afeta interesses e atividades de vários tipos de profissionais da área de saúde, o projeto elenca 15 atividades privativas dos médicos, entre as quais a formulação do diagnóstico nosológico (que classifica as doenças), com a respectiva prescrição terapêutica, e a emissão de atestado sobre condições de saúde, doenças e possíveis sequelas. O projeto também especifica as atividades que não serão entendidas como privativas dos médicos, como os diagnósticos psicológico, nutricional e socioambiental, bem como as avaliações comportamentais e da capacidade mental, sensorial, perceptocognitiva e psicomotora. Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.
Veja infográfico sobre ato médico, clicando aqui.

Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário: