domingo, 8 de novembro de 2009

Reforma do Sistema de Saúde nos EUA

Câmara dos EUA aprova reforma do sistema de saúde proposta por Obama

Folha Online - 08/11/009
 
Em decisão inédita, a Câmara dos Representantes dos EUA aprovou na noite deste sábado (horário local) a proposta de reforma do sistema de saúde pública. O projeto é considerado a política pública doméstica prioritária do governo do presidente Barack Obama.
Após 12 horas de debates, os legisladores conseguiram 220 votos favoráveis à aprovação do plano. O resultado foi apertado, pois eram necessários ao menos 218 para que a proposta passasse na votação.
Os votos contrários somaram 215  -  176 de republicanos e 39 de democratas moderados.
A previsão é de que os gastos somem mais de US$ 1 trilhão ao longo de dez anos para que o sistema de saúde possa absorver 36 milhões de norte-americanos que não possuem qualquer tipo de seguro.
"O projeto está aprovado", disse a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, Por volta das 23h no horário local. O anúncio foi ovacionado pelos democratas presentes.
Na tarde deste sábado, pouco antes do início da votação, o presidente Obama o Congresso em um último esforço para garantir a aprovação da proposta.
Agora, o Senado terá que aprovar sua própria versão da reforma. Após essa etapa, o projeto seguirá para sanção do presidente Obama.

Nenhum comentário: