sexta-feira, 10 de julho de 2009

Influenza A (H1N1)

CVSP oferece curso gratuito sobre Influenza A (H1N1)

A OPAS, através do Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP), coloca disponível um 'Curso sobre a Influenza A (H1N1)' (em espanhol). É um programa que pode ser utilizado individualmente ou por equipes de saúde de todos os níveis de atenção em todos os países da região das Américas.
O número de unidades de aprendizagem e sua ordem, podem ser definidos pelos usuários de acordo com suas necessidades. É um bem público para os países. O objetivo do curso é melhorar os conhecimentos e capacidades dos trabalhadores de saúde frente a epidemia de Influenza A para limitar sua transmissão e reduzir seu impacto. O link para o curso encontra-se no Campus Virtual do Brasil, uma iniciativa da OPAS, onde a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca coordena o Nodo Brasil, e conta com a parceria da rede de Escolas e Centros formadores em Saúde Pública.
Influenza A: acompanhe informações diretamente das ferramentas de internet do Ministério da Saúde
A mobilização criada no combate ao vírus da Influenza A - doença respiratória aguda (gripe) causada pelo vírus A (H1N1) -, conta também com forte aparato na guerra de informações, tendo como campo de batalha a internet. O Ministério da Saúde monitora diversos sites, blogs e fóruns com o objetivo de manter informada a população da melhor forma possível. Acompanhe aqui as informações sobre a Influenza A diretamente do Portal Saúde, do Ministério da Saúde.
Na página especial do Ministério da Saúde sobre a Influenza A, estão disponíveis informes técnicos, as recomendações feitas pelo MS, notas divulgadas à imprensa, o 'Plano brasileiro para enfrentamento de pandemia de Influenza', além de áudios de entrevistas coletivas com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, do secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Penna, e do diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, José Agenor Álvares. O Ministério da Saúde colocou no ar ainda uma série de vídeos de capacitação para explicar melhor a doença e uma listagem dos Hospitais de Referência para atendimento.
Influenza A no Twitter
Uma das ferramentas utilizadas pelos funcionários do Ministério da Saúde é o Twitter. O canal do Ministério da Saúde (http://twitter.com/msinfluenzaa) já teve 300 inserções. Internautas também ajudam a divulgar informações, como os sintomas que ajudam no diagnóstico da gripe suína e sobre o Tamiflu, antiviral que combate os vírus da Influenza A e B, que teve todo o estoque preservado pelo governo federal.
É a primeira vez que o Ministério da Saúde se articula para combater a desinformação sobre uma doença numa ação dessa magnitude. Em agosto do ano passado, chegou a agir contra um e-mail apócrifo durante a vacinação da rubéola. Os internautas que divulgaram a informação foram localizados. Ontem, o ministério informou que monitora 38 casos suspeitos da gripe suína no país. Até agora, foram 8 casos confirmados.
Influenza A no Informe ENSP
A Influenza A também tem sido tema de diversas atividades científicas na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Uma delas foi a abertura da Jornada de Iniciação Científica 2009 com o epidemiologista e pesquisador do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva (Iesc/UFRJ), Roberto Medronho, que, em entrevista exclusiva ao Informe ENSP, explicou melhor o que é a Influenza A.
Mais informações sobre a Influenza A podem ser obtidas nos endereços:
Agência Fiocruz de Notícias: www.fiocruz.br/ccs
Organização Pan-americana de Saúde (em espanhol): http://new.paho.org/hq/index.php?lang=es
Organização Mundial da Saúde (em inglês): http://www.who.int/csr/disease/swineflu/en/index.html

Nenhum comentário: