segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Menos vagas nos Cursos mal avaliados pelo MEC

MEC cancela vestibular em duas faculdades de medicina e diminui vagas em outra

Reportagem de Piero Locatelli, em Brasília, Ana Okada e Conceição Gama, em São Paulo

O MEC (Ministério da Educação) anunciou nesta quinta-feira (29) medidas contra mais três faculdades particulares de medicina. São elas: Universidade Severino Sombra, em Vassouras (RJ), Universidade Metropolitana de Santos (SP) e Centro de Ensino Superior de Valença (RJ).

Na instituição santista, o número de vagas abertas por ano terá de diminuir de 80 para 50. Nas outras duas, o vestibular realizado para este ano deverá ser suspenso - os alunos aprovados não poderão fazer o curso.

MEC conclui fiscalização de 17 cursos de medicina:
Vestibular cancelado: Severino Sombra (Vassouras, RJ), Superior de Valença (RJ), Unig (Itaperuna, RJ), Unimar (Marília, SP)
Diminuição de vagas: Unimes (Santos, SP), Ulbra (Canoas, RS), Unig (Nova Iguaçu, RJ),
Reestruturação do curso: Medicina do Planalto Central (DF), Federais de AM, BA e PA, Centro Univ. de Volta Redonda (RJ), Nilton Lins (Manaus, AM) e Unaerp (Ribeirão Preto, SP), Uniube (Uberaba, MG)
Liberadas: Serra dos Órgãos (Teresópolis, RJ) e Ufal (Maceió, AL)


Em dezembro, punições semelhantes já haviam sido determinadas para outros dois cursos: Unimar (Universidade de Marília) e Unig (Universidade Nova Iguaçu).

Essas instituições fazem parte da lista dos 17 cursos de medicina supervisionadas desde o ano passado por apresentarem notas abaixo de 3 - em escala até 5 - em dois índices: o Enade (antigo provão) e o IDD.

"Tem curso aqui com 20, ou 30 anos de existência", disse o ministro da Educação, Fernando Haddad. Segundo ele, "um problema comum [a todos esses cursos] é a questão do internato [estágio supervisionado em hospitais]. A maioria não tem condições adequadas nem número de leitos para isso".

Os cursos terão, de acordo com o ministro, seis meses para se cumprirem as determinações. Caso não o façam, " os cursos podem ser desautorizados, não serão mais reconhecidos e deixarao de existir", disse Haddad.

As assessorias de imprensa da Universidade Metropolitana de Santos e da Severino Sombra não comentaram o caso.

Em nota oficial, a assessoria do Centro de Ensino Superior de Valença afirmou que "já providenciou todas as adequações necessárias no projeto pedagógico do curso e na sua estrutura curricular, bem como foram providenciadas as contratações de novos professores, a reestruturação da área de atenção básica e internato, e a celebração de convênios para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, dentre outras ações conforme as orientações do MEC e do Ministério da Saúde".

Nenhum comentário: