quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Relação médico-paciente


Médicos esquecem de conversar com os pacientes

 
Entrevista com Luiz Roberto Londres, médico e mestre em Filosofia pela PUC-RJ, é presidente da Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro.


2 comentários:

Maria Lucia Jorge disse...

Eu diria que quando o entrevistado fala à respeito da relação médico-paciente e a ação dos convenios, ele acerta na mosca. Não poderia ter dito melhor!
O conceito de integralidade exemplificado pelo médico correlacionando com o casamento, também foi muito bem colocado.
Eu apenas questionaria a posição final à respeito da formação e do exame pelo CRM.

Bete disse...

Já fui criticada por um auditor de convênio, por ter fechado um diagnóstico eminentemente CLÍNICO...sem nenhum exame complementar. É o que é pior, ele recomendou um exame, que era altamente invasivo e não iria modificar ou mostrar algo diferente do diagnóstico que eu havia feito. Esta é a chamada gestão burra, uma vez que o médico assistente tem que provar ao convênio (e não ao paciente)que o seu diagnóstico está correto.