Professor da Medicina defende doutorado sobre Disciplina interprofissional da UEM
No último dia 15/02/2019, o Professor Edson Roberto Arpini
Miguel do Departamento de Medicina da UEM defendeu a sua tese de doutorado “Implantação
e análise de disciplina interprofissional em cursos da área da saúde”, sob
orientação da Profª Angélica Maria Bicudo, como requisito do Programa de Pós-graduação em Clínica Médica
– área de concentração em Ensino na Saúde da Universidade Estadual de Campinas
(Unicamp).
Este trabalho avaliou a implantação da disciplina de Atenção em Saúde, estando o Prof. Edson envolvido desde a sua idealização. Este
componente curricular é obrigatório e comum a 7 Cursos da saúde da UEM
(Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Odontologia e Psicologia)
e representa um potente articulador da integração ensino-serviço- comunidade e
indutor de mudanças pedagógicas nos Cursos.
Nossos parabéns ao Professor Doutor Edson pela conquista e a
todos os envolvidos, docentes, preceptores e discentes da Atenção em Saúde pelo belo trabalho!
RESUMO
As mudanças no perfil etário da
população e os diagnósticos de doenças crônicas cumulativas, exigem
atendimentos, estabelecendo-se demandas em relação ao ensino nas profissões da
saúde buscando a integralidade do cuidado. A reorientação da formação
profissional por meio de políticas públicas ofereceu a oportunidade paraa
criação de componentes curriculares, para formar estudantes que exercitem práticas
interprofissionais. Este trabalho faz uma análise do contexto e implicações sobre
a implantação de uma disciplina interprofissional nos cursos da saúde em uma universidade
pública. Após a análise descritiva da implantação da disciplina de Atenção em
Saúde e suas implicações acadêmicas, foi realizado um estudo com perfil
exploratório de abordagem qualitativa utilizando-se grupos focais constituídos por
tutores, preceptores e estudantes. Definidas as categorias e seus descritores
foi utilizado o modelo 3P para a análise de conteúdo e dos resultados. Vale
destacar a resignificação do papel docente, a percepção dos estudantes frente
aos desafios do ensino interprofessional e a aproximação com o serviço de
saúde. Correlacionamos na discussão geral deste texto linhas de discussão junto
à assistência à pessoa, à sociologia e à pedagogia. A inovação proposta pela
disciplina interprofissional de Atenção em Saúde seguiu o ideário de uma agenda
internacional. Os relatos de tutores, preceptores e estudantes foram um
estimulo decisivo para prosseguir avançando nas demais séries dos cursos, em
atividades colaborativas e práticas interprofissionais.
Palavras-chave: Ensino
interprofissional, Currículo, Metodologias ativas.
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