domingo, 17 de fevereiro de 2019

Educação interprofissional




Professor da Medicina defende doutorado sobre Disciplina interprofissional da UEM








No último dia 15/02/2019, o Professor Edson Roberto Arpini Miguel do Departamento de Medicina da UEM defendeu a sua tese de doutorado “Implantação e análise de disciplina interprofissional em cursos da área da saúde”, sob orientação da Profª Angélica Maria Bicudo, como requisito  do Programa de Pós-graduação em Clínica Médica – área de concentração em Ensino na Saúde da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).




 blob:https://web.whatsapp.com/f3ced4b9-6f3c-4a7e-957e-9b37495235a6

Este trabalho avaliou a implantação da disciplina de Atenção em Saúde, estando o Prof. Edson envolvido desde a sua idealização. Este componente curricular é obrigatório e comum a 7 Cursos da saúde da UEM (Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Odontologia e Psicologia) e representa um potente articulador da integração ensino-serviço- comunidade e indutor de mudanças pedagógicas nos Cursos.

Nossos parabéns ao Professor Doutor Edson pela conquista e a todos os envolvidos, docentes, preceptores e discentes da Atenção em  Saúde pelo belo trabalho!



RESUMO



As mudanças no perfil etário da população e os diagnósticos de doenças crônicas cumulativas, exigem atendimentos, estabelecendo-se demandas em relação ao ensino nas profissões da saúde buscando a integralidade do cuidado. A reorientação da formação profissional por meio de políticas públicas ofereceu a oportunidade paraa criação de componentes curriculares, para formar estudantes que exercitem práticas interprofissionais. Este trabalho faz uma análise do contexto e implicações sobre a implantação de uma disciplina interprofissional nos cursos da saúde em uma universidade pública. Após a análise descritiva da implantação da disciplina de Atenção em Saúde e suas implicações acadêmicas, foi realizado um estudo com perfil exploratório de abordagem qualitativa utilizando-se grupos focais constituídos por tutores, preceptores e estudantes. Definidas as categorias e seus descritores foi utilizado o modelo 3P para a análise de conteúdo e dos resultados. Vale destacar a resignificação do papel docente, a percepção dos estudantes frente aos desafios do ensino interprofessional e a aproximação com o serviço de saúde. Correlacionamos na discussão geral deste texto linhas de discussão junto à assistência à pessoa, à sociologia e à pedagogia. A inovação proposta pela disciplina interprofissional de Atenção em Saúde seguiu o ideário de uma agenda internacional. Os relatos de tutores, preceptores e estudantes foram um estimulo decisivo para prosseguir avançando nas demais séries dos cursos, em atividades colaborativas e práticas interprofissionais.
Palavras-chave: Ensino interprofissional, Currículo, Metodologias ativas.

Nenhum comentário: