ESCOLA BAHIANA DE
MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA
Programa de Pós
Graduação em Medicina e Saúde Humana
IÊDA MARIA BARBOSA
ALELUIA
IMPLANTAÇÃO E AVALIAÇÃO
DO IMPACTO DE UM PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DOCENTE PARA UTILIZAÇÃO DO MINI
CEX NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA
Trabalho de Tese, com objetivo de obtenção de título
de doutor, na curso de pós-graduação em Medicina e Saúde Humana da Escola Bahiana
de Medicina e Saúde Pública, na área de Educação em Saúde.
Orientador: Prof. Dr. Mário de Seixas Rocha
RESUMO
Introdução: Desenvolvimento
docente é compreendido como importante componente na educação médica, ao visar
à melhoria no processo de ensino-aprendizagem; e existe a necessidade de melhor
avaliação do impacto desses programas na prática docente. Este estudo visou à
avaliação deste impacto. Métodos:Trata-se
de um estudo de intervenção, com metodologia qualitativa-quantitativa e com
duração de dois anos. Foram realizadas duas oficinas sobre mini Cex e feedback; os professores(14) responderam
pré e pós testes sobre conhecimento do assunto, encaminharam relatórios de uso
do instrumento e participaram de um Grupo Focal ao final de cada ano do estudo;
os estudantes (200) do 5º semestre de medicina responderam questionários
avaliando as competências dos professores, antes e depois das oficinas e também
participaram de um Grupo Focal ao final de cada ano. Os dados quantitativos foram analisados
utilizando os testes de Kruskal-Wallis e Wilcoxon, com o programa estatístico
SPSS 17.0, considerando como estatisticamente significante p<0,05. Os dados
qualitativos foram avaliados pela análise de conteúdo. Resultados:159/200 alunos, divididos em 14 turmas práticas,
responderam os questionários em 2013 sobre as competências do professor ideal e
do real e 145/200 em 2014. Houve percepção de mudança nos professores, pelos
estudantes, nas competências de flexibilidade, afetividade, comunicação e
avaliação. A análise das falas dos estudantes mostrou a imagem que fazem do
professor como detentor de conhecimento e facilitador, além de reconhecer o
valor do feedback na formação. Os
professores (10/14) reconheceram o valor positivo do programa de
desenvolvimento para melhoria de sua prática. Houve incremento no cognitivo,
evidenciado pelos escores dos pré e pós testes. Foi identificada, nas falas
dos docentes, a reflexão sobre a práxis docente e o valor do mini Cex enquanto
avaliação formativa. Conclusão: Conclui-se
que houve impacto positivo do programa na prática docente, além da evidência da
necessidade de estímulo constante para manutenção das modficações.
Palavras
chave: Desenvolvimento docente. mini Cex. Feedback. Prática docente. Educação Médica.
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