EMCM/UFRN relata a sua experiência de implantação do Curso de Medicina de Caicó
A
implantação de um curso de medicina situado na cidade de Caicó (RN), no
semiárido nordestino - a 280 quilômetros da capital do estado - e seus
tensionamentos nos sistemas de saúdes locais. É esse o tema do relato
feito por Lucas Pereira de Melo e outros sete autores, publicado em setembro de 2017 na Revista Interface.
A
experiência institucional e curricular do curso de Medicina na da
escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (EMCM), da
UFRN, que teve início de sua implantação em 2012. Partindo da missão
constitucional do SUS de ordenar a formação de recursos humanos na área
da saúde, a inadequação da formação médica às necessidades do SUS e da
população e o lançamento do Programa Mais Médicos em 2013, o artigo
descreve o processo de construção do projeto pedagógico do curso. A
partir de uma série de reuniões e audiências públicas nos municípios da
região de inserção da EMCM, havia o objetivo inicial de produzir um
currículo “mais sensível às
realidades locais e às necessidades de saúde da população”, com módulos,
por exemplo, vinculados à Saúde Ambiental e a inserção dos graduandos
nas comunidades da área.
Destaca
também a iniciativa política da UFRN de garantir o acesso de estudantes
da própria região do entorno da faculdade ao curso. A partir de um
instrumento denominado Argumento de Inclusão Regional, os estudantes que
terminaram ensino médio em localidades vizinhas ao campus ganhavam um
bônus de 20% na nota do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Com essa
política, os pesquisadores afirmam que atualmente 67,5% dos alunos do
curso são oriundos de munícipios do sertão potiguar e paraibano.
Destacam
também a prioridade que a formação e o desenvolvimento docente tiveram
nesse processo. Foram realizados uma série de cursos e oficinas sobre
metodologias de ensino e disponibilizadas vagas do Mestrado Profissional
para a titulação de todos os docentes do campus.
O
projeto curricular do curso foi dividido em eixos pedagógicos
estruturantes: o Ensino Tutorial, as Habilidades Clínicas,
Morfofuncionais e de Comunicação e a Integração
Ensino-Serviço-Comunidade. Em consonância com as Diretrizes Curriculares
Nacionais, o curso tem a primeira fase de Fundamentos da Prática
Clínica, com 31 módulos interdisciplinares nos quatro primeiro anos da
graduação, a partir dos eixos de ensino tutorial, de habilidades e na
comunidade. E, posteriormente, a segunda fase, com os dois anos finais
de Internato Médico.
Os
três eixos englobam sessões tutoriais, conferências semanais e oficinas
práticas de habilidades e atividades inseridas diretamente em serviços
do SUS. Diferentes formas de avaliação são descritas para cada um dos
eixos foi desenvolvida, mediante as características do processo
formativo das modalidades de ensino.
Os
autores apontam obstáculos a implementação do projeto como a
resistência ao modelo pedagógico baseado em metodologias ativas de
aprendizagem, o comprometimento insuficiente de docentes com o curso e a
sobrecarga dos estudantes e do trabalho docente.
Destacam
também, além da graduação, a constituição de programas de
Pós-Graduação, com funcionamento de dois cursos de Residência Médica
(Cirurgia e Medicina de Família e Comunidade) e dois de Residência
Multiprofissional em Saúde (Atenção Básica e Saúde Materno-Infantil),
totalizando 71 vagas anuais.
Além
disso, trazem à tona a prioridade na construção da Extensão
Universitária no processo, com um total de 24 projetos, 5 cursos e 2
Programas de Extensão entre 2014 e 2016. Aponta-se aqui estas
iniciativas como o elo entre a universidade e a comunidade, com suas
complexas necessidades de saúde. Temas como a pesquisa, a titulação do
corpo docente e a estrutura do campus também são abordados no relato.
Em
suma, o artigo relaciona a implantação de um curso de Medicina inserida
na luta em defesa dos princípios do SUS. Segundo os autores, “apesar de
todas as potencialidades e conquistas, ainda são grandes os obstáculos e
desafios a serem vencidos para que a EMCM-UFRN funcione em toda a sua
capacidade e plenitude”.
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