Livro: Educação Baseada na Comunidade para as Profissões da Saúde: Aprendendo com a Experiência Brasileira
A
Educação Baseada na Comunidade (EBC) para as profissões da saúde é uma
demanda global, e o Brasil vem mostrando-se sensível, pioneiro e
inovador nas ações de aproximação entre a Universidade e o Sistema de
Saúde, para além do cenário hospitalar. O livro Educação Baseada na Comunidade para as Profissões da Saúde: Aprendendo com a Experiência Brasileira,
interessa a docentes, profissionais e gestores do Sistema Único de
Saúde (SUS), além dos representantes de Conselhos Locais e Municipais de
Saúde, dada a importância e envolvimento de cada um destes grupos nas
discussões e pactuações sobre as atividades de EBC. A Organização
Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no
Brasil, reconhecendo a importância da experiência brasileira em centrar
os contextos formativos no cerne dos serviços de saúde das comunidades
traduziu o livro para o inglês e espanhol.
O conceito de educação baseada na comunidade (EBC) no contexto da
formação de profissionais da saúde é da segunda metade do século XX,
mais precisamente da década de 1970. Desde sua proposição, este tem sido
um tema que ganhou importância, já que é um referencial para o desenho
de currículos de todos os cursos da área da saúde, constando como
recomendação de diretrizes e recomendações para o desenho de currículos
em praticamente todo o mundo.
Ao mesmo tempo, mostrou-se de grande relevância para que a formação
profissional e contribui para aumentar o acesso e a cobertura aos
serviços de saúde, devido a que permite fazer uma ponte entre as escolas
de profissionais e a realidade dos serviços na Atenção Básica de Saúde.
No Brasil, faz parte de todas as diretrizes curriculares dos cursos da graduação da área da saúde formalmente, desde o ano de 2001, tendo sido reafirmado, mais recentemente, na publicação das novas diretrizes dos cursos de graduação em medicina, publicadas em 2014. Apesar de não se tratar de um conceito novo, existem poucas experiências documentadas sobre os desafios de implementação de disciplinas, módulos ou estágios que tenham a educação baseada na comunidade como um eixo central do seu currículo. Este livro inova ao trazer relatos de experiências e formas únicas e criativas que foram encontradas para aproximar profissional da saúde em formação daqueles cenários, onde certamente atuarão após o término da graduação.
No Brasil, faz parte de todas as diretrizes curriculares dos cursos da graduação da área da saúde formalmente, desde o ano de 2001, tendo sido reafirmado, mais recentemente, na publicação das novas diretrizes dos cursos de graduação em medicina, publicadas em 2014. Apesar de não se tratar de um conceito novo, existem poucas experiências documentadas sobre os desafios de implementação de disciplinas, módulos ou estágios que tenham a educação baseada na comunidade como um eixo central do seu currículo. Este livro inova ao trazer relatos de experiências e formas únicas e criativas que foram encontradas para aproximar profissional da saúde em formação daqueles cenários, onde certamente atuarão após o término da graduação.
Acesse a versão em inglês da publicação (Community Based Education for the Health Professions) e a versão em espanhol (Educacion basada en la comunidad para las profesiones de salud).
Nenhum comentário:
Postar um comentário