domingo, 25 de julho de 2010

A Alegria de Aprender

Este é o post de número 200 do nosso blog. Parabéns a todos os nossos leitores e colaboradores!
Para comemorar, reproduzo o que escrevi na lista de discussão da FAIMER/Brasil, em resposta a uma provocação feita pela Profa. Maria Viviane Vasconcelos, professora da UFAL e amiga.


Roberto Z. Esteves
Administrador - Blog "Educação Médica - UEM"


O comentário da Viviane me fez refletir sobre esta questão de aprendizado e sofrimento. O "No pain, no gain" , como se só pela via purgativa conseguiremos o amadurecimento e o crescimento pessoal.
Na mais tenra infância, nossa vida é brincar e todo dia a gente aprende algo novo. Aí vamos para a escola e no primeiro dia a professora diz: "Agora acabou a brincadeira!" Puxa, aprender era tão emocionante e agora não pode mais ser uma brincadeira? O resultado é que a maioria só quer ir para escola obrigado e estudar se torna maçante...
No grupo minoritário que ainda vê alguma graça em estudar (normalmente porque não se restringe aos horários de aulas regulares, tem apoio familiar e lê muito), alguns resolverão fazer Medicina. Aí pronto: desde o primeiro ano, os discursos são de "agora você precisa estudar muito", "a responsabilidade é muito grande", "cuidar dos outros é muito sério" etc .
O aluno que pensou - Agora sim, vou estudar com prazer - percebe que apesar de suas expectativas ele vai ter que renunciar à sua juventude e empolgação para ser aquele médico "sério, responsável" que a Escola e a sociedade cobram que ele seja.
Mas por que para fazer Medicina temos que renunciar à alegria? Para conviver com a dor e o sofrimento temos que nos tornar insensíveis? Demonstrar alegria é desrespeitoso com o doente que padece ?
Acho que o primeiro passo é nós, professores, mostrarmos o Amor que temos pela Medicina e pelo seu ensino. Em grego, várias palavras são traduzíveis como Amor e muito aplicáveis à boa prática docente:
- Eros: o professor tem que ter (e deixar isto claro para os alunos) prazer, "tesão" pelo que faz ;
- Philia: o professor tem que mostrar a disposição de compartilhar sua experiência e conhecimento com os alunos ;
- Agápe / Ágape: a entrega, o despojamento, o altruísmo.

Com professores assim, a Educação em todos os níveis só teria a ganhar.

Nenhum comentário: