Metodologias ativas mediam trabalhos acadêmicos sobre atividade física
As metodologias ativas de ensino têm sido um diferencial nesse início
de 2º semestre na Faculdade Guairacá. Acompanhando a tendência,
acadêmicos do 6º Período do curso de Educação Física Bacharelado estão
desenvolvendo pesquisas e propondo ações sobre os estágios da motivação
para prática de atividade física. O trabalho está sendo desenvolvido
dentro da disciplina de Educação Física para Populações com Situações
Especiais, ministrada pela professora Flávia Angela Servat Martins.
Nessa quarta-feira, 02, cada grupo de alunos recebeu orientações
sobre um determinado estágio da motivação para prática de atividade
física. Logo após, tiveram que dramatizar a cena para o restante da
turma. “Essa é uma técnica que inverte a sala de aula. O centro fica no
aluno e não no professor, ou seja, ele se torna um agente participativo
na própria construção do conhecimento. Na atividade eu fiquei apenas
como mediadora desse processo”, explicou a professora.
Durante o seu Mestrado em Ensino de Ciências da Saúde nas Faculdades Pequeno Príncipe, Flávia tem
aprendido mais sobre as metodologias ativas e vem colocando em prática
em sala de aula, sendo nítido o maior envolvimento e aprendizado dos
alunos. “Ao final da dinâmica ainda foi aplicada a avaliação ‘que bom,
que tal, que pena’, onde eles elencaram o que gostaram, o que sentiram e
o que desejam novamente. O retorno foi muito positivo”.
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