Diretrizes para o ensino na Atenção
Primária à Saúde na graduação em Medicina
O
presente documento traz diretrizes construídas conjuntamente pela
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) e a Sociedade Brasileira
de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) com a intenção de apoiar as
escolas médicas de forma objetiva e prática, na elaboração de projetos
político-pedagógicos no contexto da Atenção Primária à Saúde. Um marco
reconhecido na política educacional brasileira é a publicação das
Diretrizes Curriculares Nacionais, as quais flexibilizam as organizações
curriculares, possibilitando a construção de projetos
político-pedagógicos contemporâneos e consonantes com o Sistema Único de
Saúde brasileiro. A Atenção
Primária à Saúde é o ponto de convergência entre estas duas políticas,
descentralizando o ensino da Medicina dos hospitais para toda a rede de
saúde no Brasil. Destaca-se a imperiosidade de que o ensino na Atenção
Primária à Saúde esteja presente longitudinalmente, ao longo de todo o
curso, de preferência com inserções significativas (de aprendizado real e
a partir do trabalho), mas que, sobretudo, deva fazer parte do núcleo
de ensino da prática clínica do futuro médico.
Autores:Marcelo
Marcos Piva Demarzo, Rodrigo Cariri Chalegre de Almeida, João José
Neves Marins, Thiago Gomes da Trindade, Maria Inez Padula Anderson,
Airton Tetelbom Stein, Fabiano Gonçalves Guimarães,Felipe Proenço de
Oliveira, Fernanda Plesmann de Carvalho, Flavio Dias Silva, Francisco
Arsego de Oliveira, Gustavo Tenório Carlos, Jaciara Bezerra Marques,
Leika Aparecida Ishigama Geniole, Lia Márcia Cruz da Silveira,
Maria Eugênia Bresolin Pinto, Nayra Almeida da Silva, Rodrigo
Cechelero Bagatelli, Sandro Rogério Rodrigues Batista, Tânia de Araújo
Barboza, Thiago Dias Sarti, Vitor Barreto, Gustavo Diniz Ferreira
Gusso, Mourad Ibrahim Belaciano
Leia artigo - artigo25_07_2016
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