segunda-feira, 27 de maio de 2013

iNESCO





INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA– iNESCO


No último dia 25/05/2013, ocorreu em Curitiba (PR) a Assembléia Geral de refundação do NESCO ( Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva ), agora na forma de um instituto de estudos com novo estatuto.


Segue abaixo o programa da chapa Arnaldo Bertone, eleita para a gestão nos próximos quatro anos.


CHAPA ARNALDO BERTONE
 (Gestão 2013 – 2017)

          Os signatários desta Carta Aberta desejam convidar você para participar desta nova etapa na vida do NESCO. Fundado em 1987, portanto comemorando 25 anos de muito trabalho e excelentes frutos na área das políticas de saúde e de educação, a entidade renovou recentemente seu Estatuto e prepara-se para eleger uma nova diretoria, novo conselho fiscal e novo conselho técnico-administrativo.
            Agora como um Instituto, mantendo seu CNPJ, seu compromisso com os interesses públicos na saúde e na educação, dotado da mesma flexibilidade gerencial que lhe permite a condição de ser uma entidade de direito privado, o iNESCO precisa do seu apoio e participação.
            Apresentamos a seguir os pontos centrais da nossa proposta de trabalho. Não se trata de um Plano de Ação e Metas. Este será construído de forma participativa em uma Oficina de Trabalho que realizaremos em meados do ano. No momento, queremos sinalizar para onde propomos seguir:

1.     Iniciativas no campo da formação de profissionais de saúde. Promovendo cursos, eventos ou apoiando processos já em curso em outras Instituições com as quais venhamos a estabelecer parcerias. Diretrizes curriculares dos cursos da área da saúde. Formação de Ativadores. Resgate do Pro-Saúde Paraná, aprovado pelo Conselho Estadual de Saúde no início dos anos 2000, objeto de uma Resolução conjunta SESA e SETI mas jamais implantado. Estabelecimento de parceria com a Rede UNIDA.
2.     Iniciativas na área da gestão em saúde e em educação. Promoção da metodologia de Gestão para Resultados. Formação de profissionais na área de Monitoramento e Avaliação de Projetos e Programas Sociais. Estabelecimento de parceria com a Rede Brasileira de Monitoramento eAvaliação.
3.     Iniciativas voltadas ao fortalecimento do Terceiro Setor no Paraná. Combate às falsas entidades que se apresentam aos gestores municipais, verdadeiras arapucas. Estabelecimento de parcerias com o GRPCOM, o Ministério Público, o Tribunal de Contas do Paraná, etc.
4.     Iniciativas voltadas à qualificação do iNESCO como Organização Social junto ao Governo do Paraná, de acordo com a Lei Complementar 140/2011. Analisar a possibilidade de também ser qualificada como OSCIP junto ao Ministério da Justiça.
5.     Iniciativas voltadas a apoiar o fortalecimento das Secretarias Municipais de Saúde, com capacitação de gestores e outras formas. Elaborar projetos de Sistemas Municipais de Saúde-Escola. Estabelecimento de parceria com o COSEMS-PR e firmar contratos de gestão com Prefeituras Municipais interessadas na expertise e experiência do iNESCO.
6.     Iniciativas relativas à dinamização da sua linha editorial. Profissionalização da Revista Espaço para a Saúde. Resgate da Revista Olho Mágico, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ensino nas Ciências da Saúde, da Faculdades Pequeno Príncipe, Curitiba.
7.     Iniciativas voltadas a apoiar o Observatório de Recursos Humanos em Saúde no Paraná, atualmente albergado na Escola de Saúde Pública do Paraná. Analisar a abertura de outras Estações de Trabalho, como uma voltada ao monitoramento da realidade de saúde no litoral do estado do Paraná.
8.     Promoção de eventos de interesse das áreas de saúde e de educação, como o II Congresso Paranaense de Saúde Pública, dando sequência ao primeiro, realizado em 2000.
9.     Colaborar na organização do Encontro da Região Sul da Rede UNIDA a ser realizado em final de outubro em Londrina.
10.  Iniciativas voltadas a estreitar relações com o poder legislativo, seja com a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, seja com Câmaras Municipais.

Londrina/Curitiba/Maringá, maio de 2013.

Diretor Presidente: João Campos (Londrina)
Diretor Secretário: Ester Paciornik (Curitiba)
Diretor Tesoureiro: Roberto Esteves (Maringá)
Suplente: Francisco Mouzinho (Curitiba)

Conselho Fiscal: Alberto Durán (Londrina), Elaine Rossi (Curitiba) e Carlos Lioti (Londrina)

Conselho Técnico-Administrativo e Conselho Editorial: conforme Estatutos, os membros serão convidados pela Diretoria.


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