Desenvolvimento de Competência Pedagógica para a prática da Preceptoria na Residência Médica
No período de 7 a 11 de março de 2012 aconteceu no Rio de Janeiro a 1ª Oficina de Tutores do Projeto Preceptoria ABEM.
Esta iniciativa da Associação , com apoio do MS / SGTES (Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde) tem como metas principais o desenvolvimento de competências pedagógicas para a prática da preceptoria na Residência Médica e a consequente qualificação e ampliação de programas de Residência Médica em áreas / especialidades e regiões consideradas estratégicas no nosso País. Como resultado final desta ação, integrada à política nacional de formação de especialistas (PRO RESIDENCIA) espera-se a fixação destes médicos especialistas nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste.
A Oficina de Tutores contou com a participação de 42 profissionais, em sua maioria médicos e docentes de diferentes universidade de nosso país e teve como produto final o planejamento pedagógico dos cursos locais e a constituição de 12 Equipes com 5 profissionais cada que irão se responsabilizar pela multiplicação dos Cursos de Atualização em Competências Pedagógicas dos Preceptores em 12 estados da federação. (Acre, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima e Tocantins).
Esta iniciativa da Associação , com apoio do MS / SGTES (Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde) tem como metas principais o desenvolvimento de competências pedagógicas para a prática da preceptoria na Residência Médica e a consequente qualificação e ampliação de programas de Residência Médica em áreas / especialidades e regiões consideradas estratégicas no nosso País. Como resultado final desta ação, integrada à política nacional de formação de especialistas (PRO RESIDENCIA) espera-se a fixação destes médicos especialistas nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste.
A Oficina de Tutores contou com a participação de 42 profissionais, em sua maioria médicos e docentes de diferentes universidade de nosso país e teve como produto final o planejamento pedagógico dos cursos locais e a constituição de 12 Equipes com 5 profissionais cada que irão se responsabilizar pela multiplicação dos Cursos de Atualização em Competências Pedagógicas dos Preceptores em 12 estados da federação. (Acre, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima e Tocantins).
Estiveram presentes prestigiando e apoiando a mesa de abertura desta Oficina a presidente da ABEM, Profª. Jadete Lampert, representantes da Comissão Estadual de Residência Médica-RJ, MEC, Ministério da Saúde, Conselhos Federal e Estadual de Medicina-RJ, Associação Nacional de Médicos Residentes e a Universidade Federal do Ceará, representando os Centros Colaboradores.
A Profª. Maria do Patrocínio Tenório Nunes brindou a todos com a conferência intitulada "A formação pedagógica do Preceptor como estratégia de qualificação da Residência Médica".
Caso o leitor tenha interesse de conhecer mais sobre este projeto, acesse o site da ABEM
http://www.abem-educmed.org.
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