Blog do Curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá para a discussão de temas de Educação Médica, Educação das Profissões da Saúde e áreas correlatas.
Blog of University of Maringá Medical School for the discussion of issues of Medical Education, Health Professions Education and related areas.
quarta-feira, 7 de maio de 2008
Mentoring
Recentemente, iniciamos o Projeto de Mentoring com os alunos das seis séries do Curso, sob coordenação da Profª Ângela Lima. Gostaríamos de saber a sua opinião sobre esta iniciativa.
Tive a minha primeira reunião com o grupo em 28/04. A frequência e a discussão superaram as minhas expectativas. Espero ansioso pela segunda reunião ainda sem data marcada.
Teoricamente o mentoring é bastante interessante, desde sua formulação até o modo como se aplica no dia-a-dia do aluno e do professor. Porém, ainda não houve nenhuma discussão do meu grupo, e o que ando reparando em alguns colegas é o pessimismo quanto ao efeito, ou eficácia, dessas discussões.
Oi, André! Seja benvindo ao nosso blog.É normal que no início derrapemos um pouco mas tenho a convicção que o mentoring será uma construção conjunta de cada grupo de alunos com seu tutor. Não perca o otimismo!
É importante que se ressalte que o mentoring não tem a intenção de resolver todos os dilemas da medicina. Mas é importante ter um espaço em que se possa discutir abertamente sobre eles, sem a necessidade de se esgotar o assunto em um primeiro momento. O pessimismo e a desconfiança são temas que podem ser discutidos dentro do grupo.
A experiência acumulada com o mentoring em outras Escolas é que cada grupo trabalha de acordo com linhas gerais traçadas pela coordenação mas com um "jeito" muito particular dos membros. Na UEM, os grupos são pequenos e já temos um contato próximo com os alunos o que, a meu ver, permitirá que exploremos melhor esta experiência.
O projeto Mentoring sem dúvida nenhuma é um dos avanços que ocorreram em nosso departamento. Mas fico preocupado com alguns pontos. O critério de escolha dos mentores foi simplesmente aquele que estiver disposto a participar e tiver tempo para isso. A partir desse critério,ou a falta dele, é que se formou o grupo. Hipotéticamente, embora talvez não muito impossível, pode existir um mentor cuja conduta pessoal, moral, ética seja discutível. Qual seria a sua influencia na formação desse grupo? Será que estariamos capacitados para detectar tal distúrbio? Existe uma avaliação do desempenho dos mentores, não puramente de participação no projeto, mas do efeito dele sobre o grupo? Não corremos o risco de ter um lobo pastoreando cordeiros?
Concordo que o projeto começou com os médicos que se ofereceram como mentores, não necessariamente os que continuarão daqui para frente. Tenho certeza que muita gente boa perdeu a chance de entrar no início e vai aderir brevemente. Quanto aos "maus pastores", sou de opinião que, se existirem, não vão permanecer muito tempo no projeto, até porque os alunos têm a liberdade de trocar de mentor. Mas concordo que é fundamental para o sucesso desta iniciativa que haja um processo constante de acompanhamento dos grupos.Neste aspecto, lembro em nome da Profª Ângela da reunião com os mentores e o grupo de supervisão amanhã (17/05) 12:00 .
A meu ver todos os mentores estão engajados e desenvolvendo ações para o apoio ao crescimento profissional e pessoal do tutorando, um dos objetivos básico do projeto. Tive uma experiência fantástica em relação a interação dos alunos em nossa primeira reunião, acredito que teremos ótimos resultados.
O grupo de mentores é composto de voluntários e de Médicos indicados pelos estudantes, por que neles viram o perfil para a função, de acordo com o que descrevemos ao grupo consultado.O mentor não tem função de impor ideias, conceitos, julgamentos.São catalizadores das conversas,defensores dos encaminhamentos dos alunos,conselheiros quando solicitados.Como coordenadora do projeto tenho total confiança nos mentores.
Concordo com a Angela e Claudio, que os mentores estão engajados, motivados e são apenas catalizadores de opiniões. Acredito piamente que o mentoring vá ajudar os alunos em vários momentos, até porque alguns dos nossos mentores são ex-alunos. Eles tem bagagem suficiente para auxiliar os nossos alunos e a nós docentes nas transformações e inovações.
agradeço as boas vindas do dr. Roberto e realmente tive uma surpresa. Reunião do mentoring d sexta a noite, "ninguém merece" rsrs. A surpresa foi q eu gostei, saí d lá melhor, e vi q o meu mentor realmente estava interessado em ajudar d alguma forma. A imagem, o preconceito q eu tinha dele foi quebrado, e acabou q demos umas risadas, falamos sobre tudo e inclusive sobre o curso. A discussão foi boa, mérito tanto do mentor quanto da disposição do pessoal q marco presença na reunião. Q continue assim, e torço pra q todos os grupos estejam se dando bem tanbém...
Parabéns André ! É estimulante ver que você venceu a idéia pré-concebida que tinha, experimentou o mentoring e gostou! Benvindo ao clube dos entusiastas do projeto!
13 comentários:
Tive a minha primeira reunião com o grupo em 28/04. A frequência e a discussão superaram as minhas expectativas. Espero ansioso pela segunda reunião ainda sem data marcada.
Teoricamente o mentoring é bastante interessante, desde sua formulação até o modo como se aplica no dia-a-dia do aluno e do professor. Porém, ainda não houve nenhuma discussão do meu grupo, e o que ando reparando em alguns colegas é o pessimismo quanto ao efeito, ou eficácia, dessas discussões.
Oi, André! Seja benvindo ao nosso blog.É normal que no início derrapemos um pouco mas tenho a convicção que o mentoring será uma construção conjunta de cada grupo de alunos com seu tutor. Não perca o otimismo!
Meu grupo de mentoring fez uma reuniao. Houve uma pequena apresentacao.
Estou ansioso para saber como se desenvolvera essas reunioes.
É importante que se ressalte que o mentoring não tem a intenção de resolver todos os dilemas da medicina. Mas é importante ter um espaço em que se possa discutir abertamente sobre eles, sem a necessidade de se esgotar o assunto em um primeiro momento. O pessimismo e a desconfiança são temas que podem ser discutidos dentro do grupo.
A experiência acumulada com o mentoring em outras Escolas é que cada grupo trabalha de acordo com linhas gerais traçadas pela coordenação mas com um "jeito" muito particular dos membros. Na UEM, os grupos são pequenos e já temos um contato próximo com os alunos o que, a meu ver, permitirá que exploremos melhor esta experiência.
O projeto Mentoring sem dúvida nenhuma é um dos avanços que ocorreram em nosso departamento. Mas fico preocupado com alguns pontos.
O critério de escolha dos mentores foi simplesmente aquele que estiver disposto a participar e tiver tempo para isso.
A partir desse critério,ou a falta dele, é que se formou o grupo.
Hipotéticamente, embora talvez não muito impossível, pode existir um mentor cuja conduta pessoal, moral, ética seja discutível.
Qual seria a sua influencia na formação desse grupo?
Será que estariamos capacitados para detectar tal distúrbio?
Existe uma avaliação do desempenho dos mentores, não puramente de participação no projeto, mas do efeito dele sobre o grupo?
Não corremos o risco de ter um lobo pastoreando cordeiros?
Concordo que o projeto começou com os médicos que se ofereceram como mentores, não necessariamente os que continuarão daqui para frente. Tenho certeza que muita gente boa perdeu a chance de entrar no início e vai aderir brevemente. Quanto aos "maus pastores", sou de opinião que, se existirem, não vão permanecer muito tempo no projeto, até porque os alunos têm a liberdade de trocar de mentor.
Mas concordo que é fundamental para o sucesso desta iniciativa que haja um processo constante de acompanhamento dos grupos.Neste aspecto, lembro em nome da Profª Ângela da reunião com os mentores e o grupo de supervisão amanhã (17/05) 12:00 .
A meu ver todos os mentores estão engajados e desenvolvendo ações para o apoio ao crescimento profissional e pessoal do tutorando, um dos objetivos básico do projeto. Tive uma experiência fantástica em relação a interação dos alunos em nossa primeira reunião, acredito que teremos ótimos resultados.
O grupo de mentores é composto de voluntários e de Médicos indicados pelos estudantes, por que neles viram o perfil para a função, de acordo com o que descrevemos ao grupo consultado.O mentor não tem função de impor ideias, conceitos, julgamentos.São catalizadores das conversas,defensores dos encaminhamentos dos alunos,conselheiros quando solicitados.Como coordenadora do projeto tenho total confiança nos mentores.
Concordo com a Angela e Claudio, que os mentores estão engajados, motivados e são apenas catalizadores de opiniões. Acredito piamente que o mentoring vá ajudar os alunos em vários momentos, até porque alguns dos nossos mentores são ex-alunos. Eles tem bagagem suficiente para auxiliar os nossos alunos e a nós docentes nas transformações e inovações.
agradeço as boas vindas do dr. Roberto e realmente tive uma surpresa. Reunião do mentoring d sexta a noite, "ninguém merece" rsrs. A surpresa foi q eu gostei, saí d lá melhor, e vi q o meu mentor realmente estava interessado em ajudar d alguma forma. A imagem, o preconceito q eu tinha dele foi quebrado, e acabou q demos umas risadas, falamos sobre tudo e inclusive sobre o curso. A discussão foi boa, mérito tanto do mentor quanto da disposição do pessoal q marco presença na reunião. Q continue assim, e torço pra q todos os grupos estejam se dando bem tanbém...
Parabéns André ! É estimulante ver que você venceu a idéia pré-concebida que tinha, experimentou o mentoring e gostou! Benvindo ao clube dos entusiastas do projeto!
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