domingo, 28 de maio de 2017

Technology enhanced learning



Introduction to Technology Enhanced Learning

Susie J. Schofield




https://plus.google.com/+UniversityOfDundee/posts/cUq8yQpuTDQ

Gestão de resíduos hospitalares


Tereza Parizotto

A pesquisa aborda a experiência de uma metodologia pioneira empregada na atividade de gestão de resíduos do HU





O artigo "O Conflito em um Movimento de Aprendizagem Expansiva: a experiência com o Laboratório de Mudança na gestão de resíduos de um hospital-escola" foi indicado à premiação do VI Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (EnGPR). Foram três artigos indicados e o resultado final será divulgado no dia 30 de maio, durante o evento de premiação. 

De autoria de Maurício Paniza, o artigo é um recorte a dissertação defendida em dezembro de 2016 no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPA) da UEM, que aborda uma pesquisa intervencionista realizada no Hospital Universitário de Maringá, com a metodologia do Laboratório de Mudança, empregado na atividade de gestão de resíduos. 

A implementação deste modelo visa a levar os trabalhadores a pensarem novas formas de organização para as atividades, resultando na possibilidade do movimento denominado de aprendizagem expansiva. Neste recorte do artigo, enfoca-se os conflitos que emergiram durante a experiência do laboratório, relacionados à organização atual da atividade, à divisão hierárquica do trabalho e às possibilidades de mudança em uma organização pública. 

O trabalho foi feito em parceria com o orientador da pesquisa, Professor Marcio Cassandre, pesquisador do PPA-UEM, e com a Professora Carine Senger, do Departamento de Administração da Universidade Estadual do Paraná, câmpus Apucarana. 

A pesquisa ainda teve o acompanhamento do Center for Research on Activity, Development and Learning (CRADLE), da Universidade de Helsinki (Finlândia), onde o Professor Cassandre é pesquisador associado. 

Atualmente, Maurício Paniza é aluno de doutorado em Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas. 

O EnGPR é promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad), a principal entidade da área de Administração no Brasil. Esta edição do evento será realizada de 28 a 30 de maio na PUC-PR, em Curitiba. Para outras informações acesse o site do Encontro.

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Mental Health



Curso de Especialização em Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde


O período de inscrição de alunos é de 22/05 a 20/06. O resultado será divulgado no dia 10/07 para início das aulas na segunda quinzena de agosto:

Aula inaugural em Curitiba: 14/08; Maringá: 21/08 e em Cascavel 24/08.
O Curso de Especialização em Saúde Mental é voltado para ampliar a capacidade dos profissionais para a Gestão do Cuidado nos territórios.

Alinhado aos princípios da Desinstitucionalização e do Cuidado em Liberdade, o curso representa uma estratégia de gestão por meio da educação permanente, para fomentar processos de cuidado com vistas a ampliar capacidades de promover a saúde mental, prevenir, tratar e reabilitar nos contextos de vida das pessoas. 

A Rede de Atenção à Saúde Mental no Estado do Paraná articula pontos de atenção desde o domicílio, Unidades Básicas de Saúde e seus territórios de abrangência, demais equipamentos e rede intersetorial. O desafio é superar a prática do encaminhamento e fortalecer o trabalho colaborativo entre profissionais e comunidades dos diversos pontos de atenção dos quais os usuários precisam ao longo da vida.

O Curso pretende aproximar o campo da Saúde Coletiva e o campo da Saúde Mental, por meio de análise e reflexão histórica e crítica dos saberes e práticas que fundamentam os processos de cuidado.

Ao final do Curso espera-se que o aluno seja capaz de identificar recursos e necessidades individuais e comunitárias de saúde mental, planejar, implementar e avaliar projetos terapêuticos alinhados aos princípios da Reforma Psiquiátrica.

A Secretaria de Estado da Saúde no Paraná investe recursos próprios para a oferta regular do Curso de Especialização em Saúde Mental. No período letivo de 2015-2016 foram ofertadas duas turmas: em Curitiba e em Londrina. Para o período letivo 2017-2018 estão sendo ofertadas turmas em Curitiba, Maringá e Cascavel.

Para a realização de turmas descentralizadas a Escola de Saúde Pública atua em parceria com as Universidades Estaduais do Paraná por meio de Termo de Cooperação Técnica (nº 03/2015) firmado entre SESA/ESPP/SETI/Universidades que possibilita o uso do espaço físico e acervo bibliográfico pelo corpo discente e docente.
 
Para saber mais sobre o curso, calendário de aulas e processo de seleção, leia o EDITAL.

Edital Clique aqui

terça-feira, 23 de maio de 2017

Palliative care



New book provides the latest information on establishing palliative care organisation and delivery worldwide

A new book on: ‘Building Integrated Palliative Care Programmes and Services’ has been published by former members of the Technical Advisory Group supporting the World Health Organization Palliative Care Initiative. 

 

The book was launched at the 15th World Congress of the European Association for Palliative Care and provides the latest information on palliative care organisation and delivery, with expert contributors drawing on examples from around the world.


Lack of access to palliative care and pain relief is a global public health crisis. Every year 40 million people, their families and carers need palliative care, yet only about 3 million are able to access the care they need. The majority of these are adults over 60 but 6% are children.

The WHO defines palliative care as: 'An approach that improves the quality of life of patients and their families facing problems associated with life threatening illness, through the prevention and relief of suffering by means of early identification and impeccable assessment and treatment of pain and other problems, physical, psychosocial, and spiritual'.

In 2014, the World Health Assembly (the governing body of WHO) passed the resolution: Strengthening of palliative care as a component of comprehensive care throughout the life course, calling on all governments to ensure that palliative care is integrated into their national healthcare systems.

This book is a guide to designing, implementing, and evaluating palliative care programmes and services, moving a focus on integrating palliative care into mainstream healthcare systems. It includes the latest definitional, organisational, and clinical aspects of palliative care, and is a great resource for countries wanting to begin or to build palliative care.

Dr Stephen R. Connor, Executive Director of the Worldwide Hospice Palliative Care Alliance and co-editor of the book, said: "Palliative care is too often organised outside mainstream healthcare. If we are to meet the enormous challenges of delivering care to the 40 million worldwide who need it annually we need to imbed palliative care into existing primary, secondary, and tertiary healthcare, especially in low and middle income countries where nearly 80% of the need for palliative care exists."

Dr Xavier Gómez-Batiste, MD PhD, Director WHO Collaborating Centre for Public Health Palliative Care Programmes (WHOCC-ICO), Catalan Institute of Oncology and co-editor of the book, said: "This manual not only describes the essentials of palliative care, but also the innovative strategies and actions to design and implement comprehensive programs and services integrated into health systems."

The authors recommend that the book is used by policy makers and practitioners to improve palliative care service delivery for people accessing care and their families.
 
The book: 'Building Integrated Palliative Care Programmes and Services' can be downloaded from the Resources section of our website.

 

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Pesquisa em Saúde



Eder Alfredo



O evento tem como convidado, o pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, Josué Languardia

No próximo dia 23 de maio, o Programa de Pós-Graduação em Odontologia Integrada (PGO) da UEM, receberá o pesquisador do Instituto de Informação e Comunicação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) da Fundação Oswaldo Cruz, Josué Languardia. Ele irá ministrar palestra a estudantes, professores e profissionais da área da saúde, que será realizado no Anfiteatro Prof. Yoshiaki Fukushigue, no Bloco E-90, das 13h30 às 17 horas. O Evento tem o objetivo de promover a integração entre a pós-graduação em Odontologia da Universidade com pesquisadores de outras instituições de ensino superior.

Com experiência na área de Saúde Pública, Languardia, atualmente, desenvolve pesquisas nas áreas de avaliação de desempenho do sistema de saúde brasileiro e qualidade de vida relacionada à saúde. A palestra aborda o Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (REBEC): acesso aberto à informação em pesquisa clínica.

Por se tratar de um evento de extensão, os participantes receberão certificado. Outras informações pelo telefone (44) 3011-9051, ou pela página do PGO no Facebook.

terça-feira, 16 de maio de 2017

Educação continuada



Capacitação em Hepatites Virais

Vimos através desta informar que a Secretaria de Saúde de Maringá, por meio da Coordenação Municipal de DST/aids e Hepatites Virais estará promovendo no dia 19/05/2017, no período da manhã no auditório Hélio Moreira, no Paço Municipal.

Solicitamos que divulgem aos seus parceiros, de forma a proporcionar a participação no evento. Teremos um profissional de Curitiba Dr Alcindo Pissaia Junior convidado a falar sobre o assunto, e a Drª Aline Oba, médica hepatologista responsável pelo Ambulatório de Maringá e também vice-presidente da Sociedade Médica de Hepatologia do Paraná.

Segue a Programação do Evento. Informamos ainda que as inscrições podem ser realizadas no CECAPS, na Secretaria de Saúde de Maringá, através do telefone 3218-3113, ou pelo e-mail:







TEMÁTICA: Diante da implantação de novos exames e medicamentos para o tratamento

da Hepatite C, inibidores de protease, e da criação de serviços estruturados como

referência no atendimento aos pacientes que estiverem recebendo este tratamento,

denominados Serviços de Tratamento Assistido – STA e Polos de Aplicação, a

Coordenação Municipal em IST/Aids de Maringá – vinculada à Secretaria de Saúde deste

município promoverá um Simpósio para discussão do tema no município, além da

atualização dos conhecimentos sobre alterações sistêmicas, com o uso das novas

terapias.

CLIENTELA: Destina-se a todos os profissionais da Rede Básica de Saúde – médicos,

enfermeiros, dentistas e farmacêuticos, infectologistas da rede privada estendendo-se o

convite aos profissionais dos municípios pertencentes à 15a Regional de Saúde.

OBJETIVO: Promover aos profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde de

Maringá, Região e Rede Privada, atualização dos conhecimentos sobre as Hepatites

Virais, seu manejo clínico pelo não especialista e novos exames e medicamentos para

tratamento da Hepatite C. Informar sobre o funcionamento do Ambulatório de Hepatites

Virais do Município de Maringá, que é referência para os 30 Municípios pertencentes a 15a

Regional de Saúde do Estado do Paraná.

VAGAS: 120 vagas sendo:

- 30 vagas para os Municípios da Regional de Saúde

- 90 vagas para Maringá – rede básica, privado

LOCAL: HÉLIO MOREIRA

DATA: 19 de Maio de 2017

HORÁRIO: 08:00h às 11:30h


INSTRUTORES:

Dr Alcindo Pissaia Junior – Médico do Serviço de Gastroenterologia, Hepatologia

e Transplante Hepático do HNSG – Hospital Nossa Senhora das Graças de Curitiba e

professor da disciplina de Gastroenterologia da PUCPR.

Dra Aline Satie Oba Kuniyoshi – Hepatologista do Ambulatório de IST/HIV/AIDS e

Hepatites Virais de Maringá.

Dra César Helbel – Médico infectologista do Ambulatório de IST/HIV/AIDS e

Hepatites Virais de Maringá.

FACILITADOR:

Jaqueline Baptistoni Zeferino – Coordenação Municipal de IST/HIV/Aids de

Maringá

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

− Situação das Hepatites no Brasil e no Mundo e as perspectivas e desafios para o

controle da epidemia. Aspectos epidemiológicos das Hepatites virais - Dra Aline

Satie Oba Kuniyoshi

− Hepatites Virais B e C – diagnóstico e tratamento. O fluxo para dispensação dos

novos medicamentos, Modelo de integração da assistência farmacêutica e

assistência médica. A multidisciplinaridade como forma de adesão ao tratamento da

hepatite C. Tratamento da Hepatite C na assistência privada - Dr Alcindo Pissaia

Junior

− Coinfecção do vírus B e C da hepatite em portadores de HIV/AIDS - Dr César

Helbel

METODOLOGIA: Será realizada apresentação discursiva do conteúdo programático com

auxílio de data-show, em seguida abertura para discussão.

Programação

Horário Tema Palestrante

08:00h às 08:20h Recepção Entrega de pastas e outros

materiais

08:20h às 08:30h Abertura Oficial do Evento Dra Jair Francisco Pestana

Biatto

08:30h às 08:40h Aspectos Epidemiológicos das

Hepatites Virais

Dra Aline Oba

08:40 às 09:10h Hepatites Virais B e C – diagnóstico

e tratamento

Dro Alcindo Pissaia Junior

09:10h às 09:40h Coinfecção do vírus B e C da

hepatite em portadores de HIV/AIDS

Dr César Helbel

09:40h às 09:50h Perguntas

09:50h às 10:20h Coffee Break

10:20h às 10:50h Nódulos Hepáticos – lesões benignas

e malignas

Dr Alcindo Pissaia Junior

Dra Aline Oba

10:50h às 11:00h Perguntas

11:00h às 11:20h Fluxo dos serviços de Maringá Dra Aline Oba

11:20h às 11:30h Perguntas Dra Aline Oba

11:30h Encerramento Dra Aline Oba